Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Turista morre após queda de avião em Novo Airão

Turista morre após queda de avião em Novo Airão
O que era para ser apenas um passeio transformou-se em tragédia na região do Arquipélago de Anavilhana, localizada no município de Novo Airão (distante a 181 quilômetros de Manaus). Uma aeronave, modelo Cessna 208 anfíbio, do Greenpeace, caiu após fazer uma manobra próximo ao rio na manhã desta terça-feira (17). De acordo com informações de testemunhas, quatro passageiros foram resgatados com vida, e uma turista sueca que não teve o nome identificado não resistiu.
Foto: Edmílson da Silva/Cedida

Em nota, o Greenpeace informou que está "concentrando todos os nossos esforços em prestar assistência às vítimas e suas famílias e também em colaborar com os órgãos competentes que estão investigando o fato." O texto informa ainda que a ONG está em luto.


O Instituto Médico Legal (IML) confirmou a morte de uma mulher no acidente. Um veículo do instituto estaria esperando o corpo em um porto na zona Oeste de Manaus. 


Confira um vídeo feito por testemunhas do acidente:

Já o Consulado da Suécia em Manaus emitiu uma nota sobre o acidente de avião. O cônsul está acompanhando todo o caso, tomando as providências que a situação  requer e aguardando as informações oficiais oriundas da Embaixada da Suécia, em Brasília.
Foto: Edmílson da Silva/Cedida

Testemunha 


Segundo o professor Edmílson da Silva, que estava viajando de Barcelos para Manaus, o avião fez uma manobra próximo ao rio, mas acabou colidindo na água. “Ele passou perto do barco, o avião estava muito rápido. Minutos depois um rapaz gritou que o avião havia caído dentro d'água”, afirmou.
Foto: Edmílson da Silva/Cedida

Emocionado, o professor relatou o momento do resgate das vítimas. “O pessoal pegou um bote e começaram a retirar os passageiros de dentro do avião, quatro conseguiram sair vivos, mas infelizmente uma turista não conseguiu, de acordo com o que falaram ela era sueca”, afirmou.

Avião do Cessna Caravan 208, anfíbio. Foto: Erica Harrison/Greenpeace

Os passageiros do barco fizeram fotos e vídeos do momento do resgate. “Foi uma coisa horrível. A gente se sente impotente nesses momentos. Espero que essas pessoas se recuperem logo, e lamento pela moça que perdeu a vida”, contou Silva.
Corpo de vítima de acidente aéreo chegou a Manaus durante a tarde. Foto: Patrick Marques/Rede Amazônica
Investigação

Em nota, o Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA 7), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), vai realizar a ação inicial da investigação do acidente. A ação inicial é o começo do processo de investigação. São feitos registros fotográficos, partes da aeronave são retiradas para análise, relatos de testemunhas e documentos são colhidos.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/