Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Temperatura ficará mais amena em Manaus a partir de novembro, diz meteorologista

Temperatura ficará mais amena em Manaus a partir de novembro, diz meteorologista
Foto: Reprodução/Shutterstock
As altas temperaturas da última semana está castigando Manaus. De acordo com dados do Sistema de Proteção da Amazônia(Sipam), a média de temperatura no mês de outubro está atualmente em 36,3ºC e apenas três dias de chuva intensa. Para o meteorologista, Lucas Mendes, fatores continentais têm impedido a formação de chuva na região Norte durante o período. A boa notícia é que a partir de novembro deve voltar a chover e um b começará a atuar na região.

De acordo com Lucas, atualmente há um bloqueio atmosférico que impede que parte da chuva chegue na Região Norte. Uma área de alta pressão sobre a região Sul do Brasil leva as nuvens de chuva e umidade para o Atlântico ao invés subir pelo país até o Norte. "Isso significa que boa parte das chuvas que viriam do Sudeste e Centro-Oeste vão parar no Oceano Atlântico após passar por Santa Catarina e o Rio Grande do Sul", disse o meteorologista.

Além do bloqueio atmosférico, outro fator que explica o calor é transição natural entre os períodos seco e chuvoso na Amazônia. "Nos meses de setembro e outubro, período de transição entre seca e cheia, é natural ter picos acentuados de calor. Tem sido normal ver os termômetros marcarem entre 35ºC e 37ºC na cidade. É importante frisar que nós já tivemos temperaturas mais altas durante o El Niño, em 2015. Atualmente está se estabelecendo o La Niña", explica.

O La Niña é um processo de resfriamento anômalo das águas do Pacífico. A mudança de temperatura do oceano gera uma mudança na atmosfera. Na Amazônia, o La Niña acaba provocando chuvas acima do normal. De acordo com Lucas Mendes, a partir de novembro as temperaturas da região vão estar mais amenas e o chuvas vão se intensificar. "Nós vamos ter um aumento na frequência das chuvas, a previsão é de 150mm a 200mm de chuva. Isso significa dias nublados com menores temperaturas máximas", concluiu.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/