Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Sobe para 24 os casos suspeitos de sarampo em Roraima

Sobe para 24 os casos suspeitos de sarampo em Roraima
Boletim informativo da situação da saúde em Roraima, relata que até o momento foram notificados 24 casos suspeitos, sendo 6 confirmados e 18 em investigação. Entre os casos suspeitos 4 são do município de Pacaraima.

O boletim informativo é elaborado semanalmente pela sala de situação das secretarias de saúde de estado, município de Boa Vista e Ministério da Saúde e contém as informações atualizadas da situação.

Para que haja um controle da doença na capital, o poder público vem trabalhando diversas ações. “Sabemos que esse é um momento delicado, mas precisamos nos unir para enfrentar toda essa situação que assola o nosso estado, contamos com o apoio de todos e eu continuo pedindo ajuda e medidas de controle do governo federal, em situações que dependem exclusivamente desse ente”, destaca a prefeita de Boa Vista Teresa Surita.

As ações de combate são realizadas diariamente pelas equipes de vigilância, entre elas os bloqueios e ações de intensificação vacinal nos abrigos e praças onde moram os venezuelanos e em pontos estratégicos do município. Uma sala de vacina foi instalada no posto da Polícia Federal, além da atualização do cartão de vacina das crianças em quatro creches de Boa Vista.

Esta semana, os biólogos que fazem parte do Núcleo de Apoio à Saúde da Família se juntaram às equipes de vigilância para reforçar o monitoramento e ações de bloqueios. Nas ações de bloqueio e intensificação vacinal já foram administradas mais de 2 mil doses, até o momento. 
Foto: Divulgação / Prefeitura de Boa Vista
Óbito em caso não confirmado

Esta semana, foram conduzidas ao Hospital da Criança Santo Antônio, vindas do município de Pacaraima, três crianças com a saúde debilitada e com suspeita de sarampo. As amostras foram coletadas para análise e foram isoladas.

O hospital iniciou o tratamento para pneumonia e desnutrição grave. Na tarde da última quinta-feira (1), uma das crianças apresentou insuficiência respiratória e foi levada à Unidade de Tratamento Intensivo – UTI. Na manhã de sexta-feira (2), a criança infelizmente não resistiu.

O atestado de óbito aponta pneumonia, infecção generalizada e desnutrição grave. Ainda não é possível indicar a influência do sarampo sobre o óbito, visto que os resultados do exame sorológico ainda não foram liberados e o caso continua em investigação.
“É importante que fique claro, que essa criança estava com suspeita de sarampo, nós não recebemos os resultados de confirmação, de acordo com o atestado de óbito ela morreu de pneumonia, infecção generalizada e desnutrição grave”, explica a superintendente de vigilância em saúde, Francinete Rodrigues.

Campanha de vacinação 

O município de Boa Vista vai realizar a campanha nacional contra o sarampo no próximo sábado, dia 10 e vai até o dia 10 de abril

Durante toda a semana, a população poderá procurar uma unidade básica de saúde para tomar a vacina. A faixa etária é de seis meses a 49 anos. A meta é alcançar o maior número de pessoas possíveis, brasileiros e estrangeiros.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/