Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Saiba porque Porto Velho celebra dois aniversários

Saiba porque Porto Velho celebra dois aniversários
Você já imaginou como seria se a sua cidade comemorasse dois aniversários? Os moradores de Porto Velho não só imaginam, como celebram. Nesta quarta-feira, (24), é comemorado o 103º aniversário de instalação da cidade, mas os porto-velhenses também celebram o aniversário de fundação da capital de Rondônia no dia 2 de outubro. Ficou confuso? Calma, explicamos para você.

Em 1914, o Governo do Amazonas decidiu criar um município, foi quando surgiu Porto Velho, que se transformou em capital do Estado de Rondônia em 1943. A data escolhida para a criação da cidade foi dia 2 de outubro, mas só depois de quatro meses que aconteceu o ato administrativo de Porto Velho, ou seja, a instalação do local quando tomaram posse o prefeito e vereadores, que na época eram chamados de superintendente e intendentes. Por essa razão, o município possui dois aniversários.
Foto: Divulgação
Segundo o presidente da Fundação Cultural de Porto Velho, Antônio Ocampo, os próprios moradores de Porto Velho cobram os aniversários. Ao Portal Amazônia, ele contou que nesta quarta-feira (24) a prefeitura da cidade recebe a cessão da Estrada de Ferro Madeira Mamoré por mais 50 anos, e no mesmo ato, o prefeito Hildon Chaves apresentará o projeto executivo das mudanças que acontecerão no complexo.

“Será um aniversário inesquecível, principalmente para os porto-velhenses que adoram as datas. Tanto o dia 24 de janeiro, quanto o dia 2 de outubro possuem a mesma importância para a população. São dois momentos importantes para a nossa sociedade, então, não tem como ser indiferente. Faremos uma festa nesta quarta, e com certeza, faremos outro em outubro. Sei que esse é o desejo dos moradores da capital”, garantiu Ocampo.
Foto: Bruno Santos/Cedida
Quem conhece Porto Velho

Falar de Porto Velho não é fácil para o estudante Rodolfo Viana, de 18 anos. Ele saiu da capital de Rondônia para estudar na Universidade Estadual do Amazonas (UEA), localizada em Manaus. O jovem garante que a saudade de casa é grande. “Lá estão a minha família e amigos. É uma cidade que sempre estará comigo. Pena que não vou poder aproveitar os feriados da cidade (risos), mas sei que Porto Velho sempre estará de braços abertos para me receber”, falou.

Já o fotógrafo, Bruno Santos, fez o caminho contrário ao de Rodolfo. Ele é manauara, mas adotou Porto Velho como sua terra. Emocionado, Bruno falou sobre a experiência de morar na capital de Rondônia. “Consegui muitas oportunidades de crescer, principalmente na área da fotografia. Acredito que existem muitas belezas a serem fotografadas em Porto Velho, desde cenas cotidianas até cenários naturais”, falou.
Foto: Bruno Santos/Cedida
Curiosidades sobre Porto Velho:

- A capital rondoniense se localiza na parte oeste da Região Norte do Brasil, na área abrangida pela Amazônia Ocidental no Planalto Sul-Amazônico, uma das parcelas do Planalto Central Brasileiro;

- Porto Velho está localizada na Bacia do Rio Amazonas. O Rio Madeira é o principal rio que banha o município, vindo do sul da Bolívia.

- É o quarta cidade mais populoso da Região Norte, atrás de Manaus, Belém e Ananindeua;

- Se destaca  por ser a capital brasileira com maior área territorial, estendendo-se por pouco mais de 34 mil km² (sendo mais extenso que países como Bélgica e Israel);

- É a única capital estadual que faz fronteira com outro país, a Bolívia;

- O clima predominante é o tropical superúmido, de transição entre clima semiúmido da Região Centro-Oeste e o equatorial predominante na Região Norte;

-
 O mês mais chuvoso do ano é de janeiro (321 mm), e a precipitação média anual ultrapassa 2 000 milímetros;

- A menor temperatura registrada em Porto Velho foi de 7,4 °C em em julho de 1975, e a maior atingiu 40,9 °C em 16 de agosto de 1969.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/