Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Roraima recebe reforço de 150 combatentes de Goiás para controlar incêndios

Foto: Divulgação/Defesa Civil do Amazonas
BOA VISTA - Roraima receberá mais reforços de bombeiros militares para ajudar no controle de incêndios florestais que tem acontecido em função da seca no Estado. Um total de 150 especialistas de Goiás (GO) irão ao Estado para auxiliar no combate as queimadas deste período de forte estiagem. A ação é resultado de uma articulação entre a governadora Suely Campos e o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi. Na última semana, 50 combatentes do Amazonas chegaram à capital Boa Vista.
Para esta semana, está prevista a chegada dos primeiros 75 combatentes em um avião 'Hércules' das Forças Armadas. Eles levam equipamentos importantes para a execução das ações. Entre as ferramentas estão: bombas costais, abafadores e pinga fogo, além de um caminhão de combate a incêndio florestal, um caminhão para transporte de tropa, e uma viatura conhecida como Marruá, que tem equipamento específico de combate a incêndio.
Segundo o comandante Geral do Corpo de Bombeiros de Roraima, coronel Edvaldo Amaral, os combatentes chegarão prontos para ir direto para a floresta. “São homens competentes. Eles vão trazer barracas de campanha para acampar na mata, vão trazer também uma cozinha de campanha, e atuarão diretamente nas áreas mais afetadas pelo fogo”, destacou. O coronel informou ainda que o Estado emprega todas as formas para evitar que aconteça uma queimada como a de 1998, considerada o maior incêndio florestal do País.
As ações serão comandadas por dois oficiais do Estado de Goiás. “A Defesa Civil Nacional foi quem articulou com o comandante do Corpo de Bombeiros de Goiás, e ele está mandando dois oficiais para comandar as ações, os oficiais são um major e um tenente coronel”, explicou Amaral.
Ainda segundo o coronel, as chuvas dos últimos dias diminuíram os focos de incêndio em Roraima. “As chuvas diminuíram 50% dos incêndios, mas elas vão embora e daqui a pouco os incêndios voltam de novo, por isso esse apoio é muito importante”, afirmou.
AeronavesO combate a incêndio com aeronaves iniciou no último sábado (6). Duas aeronaves especiais, que possuem capacidade para 700 litros de água cada um, arremessaram água simultaneamente sobre as áreas de difícil acesso como as regiões de serras.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/