Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Rede de proteção do AM denuncia suspensão no atendimento 24h da Depca

Rede de proteção do AM denuncia suspensão no atendimento 24h da Depca
Inaugurado na última terça-feira (13), o novo prédio de atendimento da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), em Manaus, teve o atendimento de plantão 24 horas interrompido e, desde a última semana, só funciona das 8h às 18h. Após esse horário, toda ocorrência é encaminhada à Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM), conforme denunciou a Rede de Proteção dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes do Estado do Amazonas.

O novo prédio tem o objetivo de dar celeridade e melhoria no atendimento à casos de crimes praticados contra as crianças, segundo o Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (Iacas). 

Foto: Divulgação/Rede de Proteção AM
A denúncia de redução no horário de funcionamento do plantão na DEPCA foi apresentada, na manhã desta terça-feira (20), junto ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM), com uma petição feita pela Rede de Proteção dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes do Estado do Amazonas, assinada pelo Conselho Estadual de Direito das Crianças e Adolescentes, Comitê de Enfrentamento à violência Sexual, Conselho Tutelar, Fórum dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Movimento Nacional de Direito Humanos , Casa Mamãe Margarida e representantes da causa.


Segundo Amanda Ferreira, responsável pelo Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (IACAS), de Manaus, a petição é necessária pois a retirada do plantão 24 horas da DEPCA é um retrocesso.


"O governo retirou o plantão de 24 horas da DEPCA e, desde a semana passada, está funcionando apenas com plantão no horário do expediente, e isso é um retrocesso na política da infância, uma vez que a gente vem lutando há anos para garantir um atendimento especializado à criança e ao adolescente. Que elas não sejam revitimadas e que não tenham outras oitivas, e que seja feita em um espaço humanizado com equipe qualificada", pontua Amanda, ressaltando que a ação de redução no horário foi feita sem nenhuma portaria.


Ainda segundo ela, "desde a última sexta-feira (16), foi criado um 'plantão de vulnerável' onde todos os atendimentos de mulheres, idosos e crianças serão realizados dentro das instalações da DECCM, fragilizando totalmente o atendimento deles", completou.


Na petição, a Rede de Proteção chama atenção à notificação de recomendação nº 1/2018, da 101ª PJC, que dispõe recomendações à Delegacia Geral da Polícia Civil do Amazonas para a resolução e problemas como o quantitativo insuficiente de pessoal e elevado número de inquéritos não encerrados.


A constatação da ausência de funcionamento foi feita pela Rede de Proteção com uma visita in loco, à sede da DEPCA, confirmando que a delegacia se encontrava fechada.
Foto:Divulgação/Rede de Proteção AM
"Nos dirigimos para a Delegacia da Mulher, onde fomos recebidos pela delegada plantonista Dra. Polyanna, que nos informou que foi criado o plantão de vulneráveis, e que não possui nenhum documento formalizando, mas que apenas atendeu conforme orientações passada na semana passada. Na conversa a delegada informou ainda que a Delegacia da Mulher não dispõem de sala especializada para colheita de depoimento de crianças e adolescentes como determina a lei da escuta", detalha a petição.

Em nota, o MPE-AM informou que a petição endereçada à Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), entrará na relação de despachos e não há uma previsão exata para a resposta, no entanto, o trâmite interno não deve passar dessa semana.


A reportagem do Portal Amazônia buscou a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) sobre o assunto e ela informou, por meio de nota, que o plantão nunca parou de funcionar. “Em virtude da mudança de endereço, estava funcionando provisoriamente no 10 DIP. O atendimento em plantão continuará na DEPCA”, afirmou. 
 

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/