Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Operação fará mil abordagens a ônibus por dia na Grande Belém

Operação fará mil abordagens a ônibus por dia na Grande Belém
Foi lançada na tarde desta quinta-feira (26) a operação “Ônibus Seguro”, que visa reduzir o índice de roubo a ônibus na Região Metropolitana de Belém. Em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Belém (Setransbel) e apoio dos rodoviários, a operação da Polícia Militar do Pará deve realizar cerca de mil abordagens a ônibus por dia.
O procedimento da operação é simples: acionados pelos próprios motoristas, ou em caso de suspeita, os policiais militares irão abordar o coletivo e registrar o início da ação por meio de um cartão eletrônico semelhante ao “Passe Fácil”. Em seguida, os passageiros serão informados sobre a operação e, conforme a necessidade, serão feitas revistas policiais.
Em alguns casos, os policiais devem fazer uma parte do trajeto dentro dos ônibus para manter a segurança dos passageiros. Transcorrendo tudo dentro da normalidade, os policiais irão novamente passar o cartão eletrônico e registrar o término da operação. Caso haja flagrante de ato ilícito, a viagem será interrompida e o suspeito conduzido para a delegacia mais próxima.
Foto: Divulgação / Agência Pará
A operação Ônibus Seguro começou a ser planejada no início deste ano, quando o Comando da PM procurou o Setransbel para juntos buscarem soluções para combater a prática de crimes nos ônibus. Uma ação semelhante, denominada “Operação Busca Implacável”, já estava em curso no estado do Maranhão, onde a polícia conseguiu reduzir em 25% o número de roubos a ônibus. Inspirada na mesma ideia, a Ônibus Seguro deve tornar as viagens nos coletivos mais seguras.
O coronel Luís Carlos Rayol, comandante do Comando de Policiamento da Capital, explica que o fator surpresa é o maior diferencial da operação, já que ela será implementada em toda a Região Metropolitana e a qualquer momento. “Nós já vínhamos fazendo a Operação Bloqueio, mas com essa ferramenta vamos estar cada vez mais perto do cidadão”, destacou o coronel.
Natanael Romero, diretor de Operações do Setransbel, destaca que no primeiro treinamento para a operação, realizado em setembro deste ano, um traficante foi detido dentro de um ônibus na Avenida Pedro Álvares Cabral, uma das principais vias da cidada. O diretor também explica que os relatórios com a produtividade da operação servirão de base para que a PM elabore novas estratégias de ação. “Essa operação preventiva a gente acredita que vai ter um excelente resultado”.
DADOS
Segundo a própria PM do Pará, de janeiro a junho de 2017, já foram registrados 720 assaltos a ônibus em Belém. Uma média de 4 assaltos por dia.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/