Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Novo governo do Amazonas aguarda desbloqueio de contas

Novo governo do Amazonas aguarda desbloqueio de contas
As contas do governo do Amazonas devem ser desbloqueadas assim que o termo de posse do novo governador, David Almeida, for encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM). O governador interino deve se reunir com o conselheiro da Comissão de Contas do Governo (Congov), Júlio Pinheiro, nesta quarta-feira (10), para agilizar o processo. As contas do governo estão bloqueadas desde a segunda-feira (8), após a Congov constatar transações suspeitas de mais de R$ 238 milhões, após a cassação do governador José Melo, e do vice, Henrique Oliveira.
Foto: Reprodução/Rede Amazônica
De acordo com o TCE, David Almeida deverá seguir até a sede do Tribunal nesta quarta para conversar com o relator das contas do governo de 2017, Júlio Pinheiro. Desde a decisão, as contas estão abertas exclusivamente para o pagamento de contas essenciais do Estado.

O conselheiro presidente do Tribunal, desembargador Ari Moutinho Júnior, orientou o governador interino a encaminhar o Termo de Posse à Corte, para que haja o desbloqueio das contas do governo. Durante a cerimônia de posse, o governador interino criticou o bloqueio de contas, decisão que ele considera "errada e equivocada".

"Entendo que o Tribunal de Contas tem autonomia para bloquear contas. Eu creio que essa decisão será revista porque ela é altamente danosa ao povo do Estado. Eu elogiei a primeira parte da decisão, mas estender ao governo que entra três, quatro ou cinco meses. Decisão absurda e tenho convicção que o bom Tribunal de Contas irá reverter essa situação de um conselheiro, que não reflete o pensamento do TCE", afirmou o governador durante posse.

Transações suspeitas

Nesta segunda-feira (8), o TCE acatou o pedido do Ministério Público de Contas (MPC-AM) para bloquear imediatamente as contas do governo amazonense, devido a transações suspeitas de mais de R$ 238 milhões do dia 4 ao dia 8 de abril.

De acordo com o TCE-AM, foi identificado um "alto volume das liberações, sem justo motivo aparente ou declarado nos instrumentos de execução financeiro-orçamentária" logo após a cassação dos mandatos do governador e do vice, na quinta-feira (4).

A medida cautelar foi deferida na noite desta segunda-feira (8). Segundo a decisão, titulares da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-AM) e das demais pastas de administração do governo devem suspender imediatamente toda e qualquer liberação de pagamento, compensação e movimentação financeira e bancária do Estado.

Conforme o documento, a exceção é para transações relacionadas às despesas com pessoal, benefícios previdenciários e de manutenção essencial à continuidade dos serviços públicos (água, luz, telefone).

Segundo informações de entrevista ao G1 Amazonas, o conselheiro afirmou que tomou a decisão de bloquear as contas como medida de prevenção. "O Ministério Público chegou com uma representação solicitando uma medida cautelar para evitar uma eventual sangria e comprometer as finanças do estado, considerando o que diz a Lei de Responsabilidade Fiscal. Eu, analisando o pedido do Ministério, resolvi, de forma cautelar, expedir uma liminar determinando que o governo se abstivesse de pagamentos que não fossem pagamentos básicos", afirmou.

Novo governador 

O novo governador em exercício do Amazonas, David Almeida, vai comandar o Estado até a realização de novas eleições. O político está há mais de 10 anos na carreira política e ocupou diversos cargos na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), até a presidência. Confira o histórico político do novo governador.

David Antônio Abisai Pereira de Almeida é natural de Manaus e filho de Rosa Almeida e Benedito Almeida. O parlamentar é Bacharel em Direito pela Universidade Luterana de Manaus (Ulbra). Começou sua carreira política em 2006, quando foi eleito deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas e hoje atua em seu terceiro mandato consecutivo.

O primeiro mandato foi disputado pela Coligação Amazonas Melhor (PTN, PSC, PAN e PTC), eleito com 7.569 votos. O segundo aconteceu em 2010, pela Coligação Avança Amazonas (PRB, PP, PMDB, PSC, PRTB, PHS, PMM), eleito com 24.479 votos.

No período de 2014 até 2015 assumiu a presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa do Amazonas. O terceiro e atual mandato conquistado nas eleições de 2014, pela Coligação (PROS, PSD, PSDB, PSC), conquistou 24.189 votos.

Neste mandato, Almeida assumiu a Liderança do Governo junto ao Poder Legislativo, assim como, a Liderança do PSD e a 2ª Vice-presidência da casa pelo período de 2015/2016. David Almeida foi eleito Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas para o biênio 2017/2018, na eleição ocorrida em 20 de dezembro de 2016, com 17 votos.

Posse 

David Almeida (PSD), foi empossado no cargo de governador em exercício do Amazonas, na manhã desta terça-feira (9), em Manaus. Ele anunciou que deverá fazer mudanças na equipe governamental. “Vou jogar com time escalado por mim”, disse.

Após a assinatura do termo de posse, a nova presidência da assembleia afirmou que vai consultar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a escolha do novo governador por eleições indiretas.

O governador em exercício assume o cargo depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a cassação dos mandatos do governador José Melo (PROS) e o vice Henrique Oliveira (SD), por compra de votos nas eleições de 2014.

Eleições em setembro

Um calendário para a eleição que deve eleger um novo governador do Amazonas foi elaborado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A proposta sugere que o pleito ocorra nos dias próximos dias 3 e 24 de setembro, 1º e 2º turno respectivamente. As informações foram confirmadas pelo desembargador Yedo Simões. A proposta deve entrar na pauta do TRE para ser discutida e votada na sexta-feira (12).

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/