Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

Natal do Abraço: tour pelas árvores de Natal de Manaus

Natal do Abraço: tour pelas árvores de Natal de Manaus
Faltando poucos dias para a chegada do Natal, que tal aproveitar este clima de contagem regressiva para embarcar em um passeio temático por algumas das principais avenidas, atrativos turísticos e históricos da capital manauara, já no clima da celebração de fim de ano? Dentro das ações do “Natal do Abraço”, organizado pelo Fundo Manaus Solidária, a Prefeitura de Manaus espalhou pela cidade cinco árvores de Natal decoradas com temáticas diversas, em diferentes pontos da cidade.



As árvores dos espaços da Praça da Matriz, Bola do Produtor, Mercado Adolpho Lisboa e Ponta Negra são de autoria e confecção do artista plástico parintinense Juarez Lima. Já a “Árvore Sustentável”, situada na entrada do bairro Cidade Nova, tem a autoria da artista plástica Rosa dos Anjos. Confira os principais espaços que recebem as árvores personalizadas do “Natal do Abraço”.





Praça Matriz – Árvore Espiral da Fé


Com 14 metros de altura e 10 metros de largura, a primeira árvore do “Natal do Abraço 2019” está localizada na Praça XV de Novembro, mais conhecida como Praça da Matriz, no espaço que transcende gerações no Centro Histórico da cidade. Além das luzes de LED, a árvore tem o formato de espiral e na ponta de cada espiral, uma pomba, simbolizando o Espírito Santo, ganhando o nome “Árvore Espiral da Fé”.



Foto: Divulgação
Mercado Adolpho Lisboa – Árvore Cabocla


O icônico Mercado Adolpho Lisboa, que se sobressai no Centro Histórico de Manaus e desperta a curiosidade de quem transita pela orla do Rio Negro, também recebeu a magia do Natal com a entrega da “Árvore Cabocla”. Além das mangueiras de LED que envolvem a estrutura de sete metros de altura, a árvore ganhou ainda adereços feitos com produtos da floresta, como fibras de palmeiras, cestos trançados com fibras, chapéus de palha, entre outros, representando características da identidade amazônica com artigos que remetem aos ribeirinhos.

Foto: Divulgação
Max Teixeira – Árvore de Natal SustentávelCom 15 metros de altura, a “Árvore Sustentável” está localizada na entrada do bairro da Cidade Nova, bem na confluência das avenidas Torquato Tapajós e Max Teixeira, na zona Norte. O projeto é totalmente sustentável e foi confeccionado com aproximadamente 60 mil garrafas PET. O espaço ainda dispõe de bengalas como decoração, em referência aos pastores que cuidam das suas ovelhas, um dos símbolos do Natal.


Foto: Divulgação
Bola do Produtor – Árvore da Prosperidade
Nas cores vermelho, verde e dourado, a árvore de Natal da Rotatória do Produtor, localizada na confluência das zonas Norte e Leste, tem 17 metros de altura, 10 metros de largura e tem formato de um pinheiro estilizado. O espaço que recebeu a “Árvore da Prosperidade”, por conta de suas cores que representam o amor, a esperança e as conquistas, foi repaginado pela Prefeitura de Manaus, que entregou uma praça mais moderna e acessível. Na base, em frente à árvore, há uma réplica da imagem do Cristo Redentor. Na estrutura do pinheiro, tecidos, festões, mangueiras de LED, piscas-piscas de LED e pintura em alta resolução.

Foto: Divulgação
Ponta Negra – Árvore da VidaInspirada em um imenso jardim natalino vertical, adornado com estrelas, laços e bolas, a árvore batizada como “Árvore da Vida”, localizada no Complexo Turístico Ponta Negra, zona Oeste, tem 36 metros de altura e 14 metros de largura. Cerca de 100 pessoas participaram da construção da árvore, que traz em seu conceito a ideia de recomeço e prosperidade, em que as guirlandas que decoram o ornamento simbolizam a presença do espirito do Natal e a realização de sonhos.

Foto: Divulgação
Natal do Abraço

Promovido pela Prefeitura de Manaus há três anos, o “Natal do Abraço” é o tema da programação natalina da capital, conduzida pelo Fundo Manaus Solidária. A iniciativa visa promover através de uma grande mobilização os bons sentimentos que florescem nesta época do ano, como o carinho, solidariedade, empatia, encontros e reencontros.

A programação é divida em três eixos de atuação: “Espírito de Natal”, que consiste em deixar os espaços urbanos decorados com luzes coloridas e imagens típicas da data comemorativa; “Noites Felizes”, uma programação cultural em diversas áreas da cidade; e os “Almoços Solidários”, destinados a áreas periféricas da cidade com pessoas, reconhecidamente, em situação de vulnerabilidade social.


Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/