Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

MPF recomenda melhorias no atendimento a venezuelanos em Roraima

MPF recomenda melhorias no atendimento a venezuelanos em Roraima
Ao todo, foram quatro recomendações emitidas pelo Ministério Público Federal (MPF) aos governos federal, estadual e municipal. Os documentos, assinados pela procuradora da república Manoela Lopes tratam de questões como o acolhimento e atendimento de saúde nos abrigos.

Em maio, representantes do Ministério Público Federal de Roraima visitaram os abrigos do estado.

De acordo com o relatório, a inspeção oficial constatou péssimas condições sanitárias no abrigo Janokoida, em Pacaraima, inclusive com diversos casos de indígenas doentes, sem nenhuma atenção médica especializada.

A equipe também foi informada das dificuldades para a remoção de enfermos, em virtude da existência de uma única ambulância para atender o município.

Entre as recomendações, o MPF pede que uma equipe de saúde com aparato suficiente de atenção básica faça atendimento duas vezes por semana e por tempo indeterminado. Solicitou ainda que os coordenadores dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas do Leste de Roraima e Yanomami disponibilizem agentes dos respectivos Distritos Sanitários Especial Indígena (Dseis) para ministrarem treinamento e compartilharem conhecimentos acerca das especificidades do atendimento de saúde a indígenas.

O Ministério Público reconhece a contribuição da Força-Tarefa Humanitária do Exército como a melhoria estrutural e o atendimento de demandas emergenciais, mas ressalta a necessidade de fortalecer estruturas de diálogos entre os gestores dos abrigos e os indígenas abrigados.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/