Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Motorista flagra 'ave fantasma' se camuflando em cerca em Rondônia

O Urutau é um pássaro raro da família das corujas e foi filmado por um motorista que passava pela zona rural de Nova União (RO), município distante aproximadamente 370 quilômetros de Porto Velho.
De acordo com matéria do G1 Rondônia, a ave escolheu o toco de uma cerca para se camuflar, ação que é facilitada pela sua plumagem semelhante à textura do pedaço de madeira.
“Eu estava passando de ônibus quando notei algo estranho em cima do toco, ao chegar mais perto percebi que se tratava de um pássaro, bem rápido eu peguei meu celular e comecei a filmar para mostrar para meus amigos, ainda não conhecia essa ave, fiquei muito surpreso em saber que se trata de um pássaro raro”, conta o motorista, Arli Miranda.
Segundo a bióloga, Meire Zanettin, a ave de hábitos noturnos, é popularmente chamada de mãe-da-lua, Bacurau e ave fantasma em outras regiões do Brasil. A espécie é típica das áreas quentes da América do Sul. Seu nome científico é Nyctibius griseus, mas foi chamada pelos índios de Urutau, que na língua Tupi significa "ave fantasma".
“A alimentação do Urutau é constituída basicamente de insetos que apanha em pleno voo, principalmente os grandes, porém pode comer outros animais de pequeno porte, como morcegos, lagartos e pequenos pássaros”, explica a bióloga.
Lendas
Existem vários mitos sobre a história do Urutau. Ele recebe o nome "Mãe-da-Lua", de uma lenda boliviana, onde o Urutau é uma jovem índia que foi transformada em pássaro pelo pai para que não contasse a ninguém sobre um assassinato.
Outro nome é "pássaro-fantasma", por ter uma plumagem parecida com a do tronco das árvores e, dessa forma, consegue se camuflar.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/