Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Manaus tem nove candidatos a prefeito e mais de mil para vereador

Manaus tem nove candidatos a prefeito e mais de mil para vereador

O prazo para homologar as candidaturas que devem concorrer nas Eleições 2016 terminou nesta segunda-feira (15). Na capital do Amazonas, nove nomes de candidatos a prefeito foram apresentadas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) e outras 1.105 para vereador. Todas elas ainda precisam passar por julgamento no tribunal para garantir a participação no pleito. Confira abaixo a lista de prefeituráveis:


Prefeituráveis se enfrentarão nas urnas. Foto: Reprodução

'Por uma só Manaus' 

Coligação encabeçada pelo atual prefeito da cidade, Arthur Neto (PSDB), e seu vice, Marcos Rotta (PMDB). Arthur busca o segundo mandato consecutivo e terceiro da sua trajetória política, o primeiro foi de 1989 a 1992. Advogado por formação e diplomata pelo Instituto Rio Branco, ele já foi deputado federal, em 1979 e em 1994, por dois mandatos consecutivos. De 2003 a 2010 foi senador pelo Amazonas. Chegou à prefeitura de Manaus em 2012, após vencer uma disputa contra a senadora Vanessa Grazziotin (PC do B).

O vice, Marcos Rotta é apresentador de TV e já foi deputado estadual pelo Amazonas por quatro mandatos consecutivos de 1999 a 2014. Antes da nova empreitada política, cumpria seu primeiro mandato como deputado federal representando o Estado no Congresso Nacional.

'Pra Manaus Vencer'

Liderada por Henrique Oliveira (SD) é apresentador de TV e radialista. Renunciou ao mandato de deputado federal (2011-2015) para assumir o mandato de vice-governador do Amazonas com José Melo (PROS). Antes, foi vereador de Manaus pelo PP, de 2009 a 2010. Ao seu lado está o economista Alessandro Bronze, empresário e presidente estadual do PRTB. Esta é a primeira vez que Bronze concorre a um cargo público.

'Novas ideias, novo caminho'

O deputado federal Hissa Abrahão (PDT) compõe com o deputado estadual Adjuto Afonso uma chapa puro-sangue. Afonso é administrador por formação e está no seu quarto mandato consecutivo desde 1998. Hissa é economista, foi vereador de Manaus de 2009 a 2012 e vice-prefeito de  Arthur Neto, de 2013 a 2014. Em 2015 foi eleito deputado federal.

'Compromisso com o povo'

Os candidatos que lideram a coligação são o deputado estadual José Ricardo Wendling (PT) e o líder estudantil Yann Evanovick (PC do B). O economista Wendling foi vereador de Manaus em 2004 e 2008. Em 2010 e 2014 foi eleito deputado estadual. Yann Evanovick foi presidente da União da Juventude Socialista (UJS) e membro da direção da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).

'Sim, é possível!'

O candidato do Rede, deputado estadual Luiz Castro, forma dupla com Aglei Júnior, do PMN. Luiz é advogado, foi prefeito de Envira (1983-1988 e 1993-1996) e está em seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa do Amazonas desde 1999.

'Mudança para transformar'

O advogado Marcelo Ramos (PR) lidera a coligação e traz como vice o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, o economista Josué Neto (PSD). Marcelo e Josué possuem trajetórias políticas parecidas foram vereadores antes de conquistarem uma cadeira como deputado estadual.

'Manaus por nós: construindo o poder popular'

O professor Marcos Queiroz (PSOL) e a sua vice, Taly Nayandra (PCB), lideram a coligação.

'PSB'

O partido tem o deputado estadual e ex-prefeito de Manaus Serafim Côrrea (PSB) e Cristiane Balieiro como vice. Até o momento o partido não anunciou o apoio de outras legendas.

'Somos todos Manaus'

Coligação liderada pelo deputado federal Silas Câmara (PRB) e o coronel da Polícia Militar do Amazonas, Amadeu Soares (PSC). Silas representa o Amazonas na Câmara Federal há cinco mandatos consecutivos desde 1999.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/