Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Isolados: família de São Paulo é afetada por cancelamento de voos em Macapá

whatsapp-image-2020-03-27-at-13.31.06

Uma família do interior de São Paulo, que estava de férias em Macapá, foi do sonho ao pesadelo em uma semana. Pai, mãe e filha não têm como voltar para casa devido à suspensão de voos no aeroporto da capital provocada pela pandemia do novo coronavírus.

A família está desde sábado (21) no estado, com passagens de volta marcadas para a quinta-feira (26) e esta sexta-feira (27).

A filha Bruna Okada, de 34 anos, relata que na quarta-feira (25) foi fazer o check-in on-line e viu que o voo da companhia Azul estava remarcado para 12 de maio.


Foto: Arquivo pessoal

Sem saber o que fazer, foram até o Aeroporto Internacional de Macapá em busca de respostas - as outras duas passagens são da Latam -, mas não conseguiram solucionar o problema.

"No aeroporto não tinham atendentes de todas as companhias aéreas. O funcionário da Azul disse que só vai ter voo em maio, na Latam ainda tá tendo voos mas está muito cheio e eles não conseguem reagendar para agora e não tem previsão de próximos voos. A Gol estava vendendo passagem, mas não era certeza que esses voos vão sair", relatou.

Bruna está acompanhada do pai José Carlos de Moraes, de 58 anos, e da mãe Suzy Gonçalves, de 59 anos. Todos não escondem o nervosismo com a situação e só pensam na volta para casa.

À espera de uma resposta, eles têm o aluguel de um kitnet por mais dois dias e não sabem como conseguir dinheiro depois disso.

"Sou a única com emprego fixo na família. A gente juntou o dinheiro para curtir alguns momentos de prazer, foi tão programado que estava contado o valor, mas eu nunca imaginei na minha vida que isso ia acontecer", desabafou Suzy, que é enfermeira.


Foto: Arquivo pessoal

​A ideia da família é ficar no aeroporto até surgir um voo para qualquer cidade que tenha rodovia, porque com isso, segundo Suzy, eles conseguem ir de carro até o município de Salto, em São Paulo, onde residem. O Amapá não tem ligações terrestres com outros estados.

Em nota, a Azul informou que todos os voos para Macapá estão suspensos até 30 de abril devido ações de contenção à Covid-19. A empresa informou medidas que os passageiros com viagens domésticas podem fazer.

"Alterar a viagem, sem taxas, mas com a cobrança da diferença tarifária; cancelar a viagem, deixando o valor como crédito para outros voos com a Azul, sem a aplicação de taxas por esse cancelamento; clientes prejudicados pelas alterações e que optem pelo reembolso poderão receber o valor em 12 meses", informou a companhia aérea.

A reportagem também solicitou resposta sobre o caso à Latam, mas até última atualização desta reportagem não obteve resposta.

De São Paulo para Macapá

A situação da família de Suzy se repete de forma contrária com a jornalista da Rede Amazônica Jéssica Rabelo, que está de férias em São Paulo desde segunda-feira (16). Ela diz esperar há mais de uma semana por voos de volta à Macapá.

"Desde sábado [21] que estou tentando retornar. Mas sempre a companhia remarca o voo e depois é cancelado, isso já aconteceu três vezes. A última previsão que eu tenho e de retornar no dia 31 de março, mas não é certo que eu consiga ir embora", detalhou.

Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmou nesta sexta-feira que apenas as companhias aéreas Gol e Latam vão operar no Amapá durante o mês de abril.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/