Manaus 30º • Nublado
Terça, 16 Abril 2024

Inmet emite aviso de atenção devido a baixa umidade no Sul do Amazonas

Inmet emite aviso de atenção devido a baixa umidade no Sul do Amazonas
Um sistema de ar seco instalado no Sul do Amazonas tem deixado a umidade relativa do ar baixa, entre 30% e 20%, no horário de 10h às 18h nos municípios de Boca do Acre, Canutama, Humaitá, Lábrea, Manicoré, Maués, Novo Aripuanã, Pauini, Tapauá e Apuí. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Os efeitos são sentidos até na capital, Manaus. Nas horas mais quentes do dia entre segunda (1) e terça-feira (2), o nível esteve acima dos 40%. À noite, chegou a 90%. Nesta quarta-feira (4), foi de 34% por volta das 15h, quando a temperatura alcançou 34,7 °C. Nesta quinta-feira (4), a previsão era de alcançar 30% por volta das 14h. Até o próximo domingo (7), a umidade relativa do ar na cidade vai variar de 35% a 90%.
"A nível mínimo de umidade relativa do ar recomendado pela OMS [Organização Mundial de Saúde] é 60%. Abaixo disso, já representa risco à saúde das pessoas. Quando o nível entra na casa dos 30%, os órgãos de monitoramento, como Inmet e Sipam, emitem alertas", explica a meteorologista do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Deydila Bomfim.
No caso de Manaus, a causa é a combinação de pouca chuva e calor intenso, características do "verão amazônico", período que se estende de julho a outubro. Isso quer dizer que, quanto mais alta estiver a temperatura, menor será a umidade relativa do ar. A ausência de cobertura de nuvens também agrava a condição. "A situação ocorre por causa da pouca quantidade de chuvas na região, característica do período de julho a outubro. Além disso, Manaus está sentindo o reflexo da presença do sistema de ar seco instalado no Sul do Amazonas", completa. 
Previsão do tempo em Manaus
Segundo o Inmet, a previsão para esta quinta-feira é de tempo estável, com poucas nuvens e ventos calmos a fracos. A temperatura mínima foi de 26,4°C e a máxima deve ficar entre os 34°C e 36°C. A umidade relativa do ar deve variar entre os 30% e 80%.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/