Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Homem mora há oito anos em lago no interior do Amazonas

Homem mora há oito anos em lago no interior do Amazonas
Os efeitos da cheia do Rio Juruá já começam afetar os ribeirinhos do município de Carauari (distante a 542 quilômetros de Manaus). Apesar do cenário desolador, algo curioso chamou atenção dos moradores da Comunidade Ponte do Futuro. O idoso Nelson Ferreira de Araújo, 64 anos, improvisou um barraco com pedaços de madeiras e entulhos em um lago próximo ao porto da cidade. Autoridades e moradores da cidade tentaram retirar Nelson do local, mas não conseguiram.
O G1 recebeu imagens que mostram a 'casa' do idoso, que é basicamente entulho, como ventiladores, colchões e até uma bicicleta. “Ele vive nessa situação há oito anos. [O Nelson] tem apenas uma irmã na cidade, com quem chegou a morar, mas, após uma briga que teve até polícia, foi viver nesse barraco”, conta o fotógrafo Ronilson Campelo, morador de Carauari que tem acompanhado a situação do idoso.
Foto: Reprodução
De acordo com o fotógrafo, os próprios moradores de Carauari costumam ajudar Nelson com comida. Ronilson conta que o idoso não aparece fora da casa há meses. Quem o procura não vê o rosto. Apenas a mão de Nelson ocasionalmente sai por entre os pedaços de madeira.
No vídeo enviado à reportagem, é possível ver moradores questionando o idoso sobre a sua opção de nunca sair do local. "Tu quer sair daí, Nelson?", indaga uma mulher. Um homem o pergunta se ele quer ir para uma outra casa. "Num é 'pa' ir ninguém 'pa' essa casa aí, não (sic)", limita-se a dizer o idoso.
Foto: Reprodução
Ao G1, o secretário de Saúde de Carauari, José Maria Santiago Pereira, disse que a prefeitura tomou conhecimento da situação de Nelson há uma semana. “A gente não sabe exatamente o histórico dele. Reunimos com o Ministério Público (MP) e formamos uma equipe [de órgãos municipais] para fazer esse trabalho”, explicou.
Pereira informou que o grupo deve seguir o trabalho nesta quarta-feira (26). Enfermeiros e psicólogos também foram acionados para dar apoio na retirada do idoso. “A gente não sabe o que vai sair daquele ‘casulo’, se é uma pessoa tranquila ou agressiva. Estamos cercando-o de todos os cuidados pra saber de que forma vamos tratá-lo”, finalizou.
A reportagem aguarda posicionamento do MP sobre a situação. Enquanto isso, o 'homem do lago' segue dentro do mesmo mundo que viveu nos últimos oito anos.*Com informações do G1 Amazonas

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/