Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

Festividade de Nossa Senhora de Nazaré é aberta oficialmente em Belém

Festividade de Nossa Senhora de Nazaré é aberta oficialmente em Belém
Foto: Divulgação/Agência Pará
Centenas de fiéis lotaram a Basílica Santuário de Nazaré na noite desta terça-feira (4) durante a missa que marcou a abertura oficial da 224ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que traz como tema "Salve Rainha, Mãe de Misericórdia". A celebração presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira, contou com a presença de padres barnabitas e diocesanos, além de integrantes da Diretoria da Festa de Nazaré e autoridades locais.
Durante a missa foram empossados o novo Pároco de Nazaré, Pe. Giovanni Incampo, e o novo Reitor da Basílica Santuário de Nazaré, Pe. Luiz Carlos Gonçalves.  Ao final da liturgia, Dom Alberto anunciou a abertura oficial do Círio 2016. "É com imensa alegria que a Arquidiocese de Belém dá início à festa de Nazaré, neste que é o Círio da misericórdia, em função do Ano da Misericórdia. Que possamos viver e demonstrar esse sentimento pelo nosso próximo nesse momento tão especial para o povo paraense", saudou.
Após o proclame, clero, diretoria da festa, representantes do Governo do Estado e Prefeitura de Belém, patrocinadores, apoiadores oficiais do Círio e fiéis acompanharam o acendimento das luzes da fachada da Basílica e dos tradicionais arcos que ornamentam as proximidades da igreja, na Avenida Nazaré. O momento foi marcado pela apresentação da banda sinfônica da Fundação Carlos Gomes, na Praça Santuário, que executou cânticos marianos em homenagem à padroeira dos paraenses.
O Arcebispo aproveitou para convidar a todos para vivenciar este momento de renovação da fé mariana. "O Círio é a sua casa, o Círio é a sua família. Que todos possam viver conosco essa experiência maravilhosa. O Círio tem que experimentar, não dá para assistir. Ou se vive ou nos sentimos estranhos", disse Dom Alberto Taveira.
"O Círio é um evento de grande destaque do nosso Estado, que reflete a união não só do povo paraense, mas eu diria do povo amazônida pela fé em Nazaré", reforçou o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, que representou o governador Simão Jatene na cerimônia.
A abertura oficial do Círio seguiu com uma solenidade na Casa de Plácido, no Centro Social de Nazaré. Na oportunidade, o titular da Setur recebeu da Diretoria da Festa de Nazaré, em nome do governador Simão Jatene, um diploma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado para a realização do Círio 2016.
Também foram premiados os vencedores do XXII Concurso de Redação do Círio. O primeiro lugar ficou para Marina Marinho Garcia Costa; Hiago Soares Teixeira, conquistou o segundo lugar e Carlos Eduardo Silva da Costa, o terceiro. Os alunos tiveram que produzir um texto que contasse uma história de Misericórdia, com base no tema do Círio deste ano.

Turismo

Segundo a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), mesmo com a crise econômica que atinge todos os Estados da federação, a festividade de Nazaré deste ano deve atrair cerca de 80 mil visitantes para o Estado. "O Círio é um grande evento turístico do Estado, que deve trazer pessoas de várias partes do Brasil e do mundo para participar deste momento fantástico de fé. Um evento capaz de movimentar a economia de forma significativa, com a produção de muitos postos de trabalho e distribuição de renda", explicou secretário de turismo, Adenauer Góes.

De acordo com pesquisa realizada pela Setur em parceria com o Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicas (Dieese), Maranhão (15,7%), Ceará (13,6%), Rio de Janeiro (11,6%), Amazonas (9,4%) e Bahia (7,1%) são os principais mercados emissores de turistas para a capital paraense neste período. A pesquisa revelou também que a principal faixa etária é de 35 a 50 anos (31,1%), que o avião (58,3%) é o meio de transporte mais usado, e os visitantes ficam hospedados preferencialmente na casa de parentes (33,2%) e hotéis (32,2%), permanecendo em média 7,38 dias em Belém.
O titular da Setur ressaltou ainda a importância das avaliações e pesquisas realizadas pela secretaria antes e durante o Círio. "Elas são fundamentais para nortear não apenas as ações da Secretaria de Turismo, mas para que sirvam para que a sociedade de modo geral e em particular para o empresariado traçar as suas estratégias". "A cada ano compreendemos melhor o turismo como atividade econômica e quanto mais avançarmos, mais poderemos ter qualidade de vida e cidadania através do turismo", finalizou Góes.
Ao todo, 12 romarias oficiais fazem parte do calendário da quadra nazarena. As procissões iniciam na próxima sexta-feira (7) com o traslado da Imagem Peregrina para Ananindeua, finalizando com o Recírio, no dia 24 de outubro. Os trajetos poderão ser acompanhados em tempo real pelo "Kd a Berlinda?", aplicativo desenvolvido pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa), que já está disponível para download. A localização também poderá ser monitorada pelo site kdaberlinda.pa.gov.br, acessível por qualquer dispositivo móvel ou computador.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/