Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Expectativa de vida na Amazônia Legal está abaixo da média nacional

Expectativa de vida na Amazônia Legal está abaixo da média nacional
Foto: Divulgação/Agência Brasil
Quem nasceu em 2015 no Brasil viverá em média 75 anos e cinco meses. Os dados estão na pesquisa Tábuas Completas de Mortalidade para o Brasil, divulgada nessa quinta-feira (2), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De 1940 para cá, a expectativa de vida dos brasileiros aumentou 30 anos. Em relação a 2014 essa esperança de vida cresceu três meses.

Todos os estados da Amazônia Legal estão abaixo da média nacional. Os maranhenses são os que têm a menor expectativa de vida ao nascer: 70,3 anos, em 2015. Quem nasceu em 2015 no Brasil viverá em média 75 anos e cinco meses. Os dados estão na pesquisa Tábuas Completas de Mortalidade para o Brasil, divulgada nessa quinta-feira (2), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De 1940 para cá, a expectativa de vida dos brasileiros aumentou 30 anos. Em relação a 2014 essa esperança de vida cresceu três meses. Todos os estados da Amazônia Legal estão abaixo da média nacional. Os maranhenses são os que têm a menor expectativa de vida ao nascer: 70,3 anos, em 2015.

Rondônia, Roraima, Amazonas e Pará estão na casa dos 71 anos, com diferença de meses na esperança de vida. A população de Mato Grosso tem a melhor projeção média de vida, 74 anos. No Amapá, Acre e Tocantins a expectativa é que a população nascida em 2015, passe do 73,5 anos.

Segundo o estudo, os catarinenses têm a maior expectativa de vida ao nascer do país: 78,7 anos. O estudo também apresenta a taxa de mortalidade. Coube ao Amapá o pior índice. Em 2015, para cada mil amapaenses nascidos vivos, 23,5 morreram antes de completar 1 ano. O Maranhão vem em seguida, com taxa de 22,37. A média brasileira é de 13,82.

De acordo com o IBGE, os indicadores estão diretamente associados às condições sanitárias, de saúde e de segurança da população. As informações são usadas como parâmetro para o fator previdenciário, no cálculo das aposentadorias do Regime Geral de Previdência Social. Segundo o IBGE, as mulheres vivem em média 7,2 anos a mais que os homens.

No mundo, de acordo com o estudo, são os japoneses os que têm maior esperança de vida ao nascer, 83 anos e sete meses. Itália, Singapura e Suíça vêm sem seguida. Todos na faixa de 83 anos.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/