Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Ex-seringueiro que mora no Acre pode ser a pessoa mais velha do Mundo


Imagem da certidão de nascimento de Seo João. Foto: Alexandre Santana/Cedida

MANAUS - “Substitui o colega Sanderson na APS Sena Madureira, no Acre. Semana passada, fiz um atendimento corriqueiro. Seria normal se não fosse um detalhe: o titular do benefício nasceu em 10 de março de 1884. Isso mesmo 131 anos (...)”. E dessa forma que o mundo foi apresentado a José Coelho da Silva, aquele que talvez seja a pessoa mais velha do Mundo.
O professor universitário e servidor do Instituto Nacional Seguro Social (INSS) em Sena Madureira, no Acre, Kennedy Afonso, foi o responsável da exposição do caso em um mídia social. José é natural de Meruoca, no Ceará, e foi para o Acre aos 11 anos com os pais, para trabalhar em um seringal. “Faço um apelo ao governo do Estado e/ou ao prefeito de Sena Madureira que determinem ao órgãos competentes para que façam um levantamento e, confirmando-se a veracidade dos fatos, que reivindiquem a inscrição no Livro dos Recordes, com certeza é o homem mais velho na face da terra. E mora na nossa terrinha”, completa Kennedy.

Imagem da Carteira de Trabalho de seo João. Foto: Alexandre Santana/Cedida

José é pai de três filhos e mora na comunidade Estirão do Alcântara, em Sena Madureira, com a esposa de 62 anos e uma neta adolescente, que cria como filha. É católico e devoto de São Francisco de Assis. A filha caçula, Cirlene Souza, 30 anos, falou por telefone com o Portal Amazônia e explicou que hoje, a saúde do pai está comprometida por causa de um acidente vascular cerebral (AVC) sofrido há 3 anos. “Às vezes ele está lúcido, às vezes não está”, conta. O idoso é cego de um olho e tem a visão comprometida no outro, além de problemas na audição.
Cirlene, pescadora profissional, diz que o pai teve uma vida bastante sofrida. “Ele conta que aos 11 anos saia de madrugada pra cortar as seringueiras, corria das onças, de noite, pelas estradas. Ficou órfão de mãe…é uma história de vida muito bonita. Somos muito felizes por tê-lo, graças a Deus! Temos muito orgulho”, destaca.
Cirlene destaca que a família já sabia há algum tempo que o pai tinha bastante idade, mas não se preocuparam com isso. O também servidor do INSS, Alexandre Santana, soube da existência do centenário. Santana diz que chegou a publicar em seu perfil na mídia social Facebook, mas o relato só tornou João Souza famoso depois que Kennedy fez um post.

Alexandre Santana e Seo João em 2013. Foto: Alexandre Santana/Cedida

Alexandre, que é paranaense e mora há três anos em Sena Madureira, conta como conheceu pessoalmente "Seu João", como é conhecido na região. “Foi solicitado de Brasília que fizéssemos a prova de vida das pessoas com mais 90 anos na cidade. Quando chegamos lá constatamos a autenticidade dos documentos, coletamos as digitais e fizemos todos os procedimentos. Ficamos muito surpresos”, relembra.
“Conversamos por uma duas horas. Ele contou como veio para o Acre, como foi a vida dele aqui, cantou as músicas que cantava para as namoradas e várias histórias”, recorda destacando que o idoso é muito bem-humorado. Segundo Alexandre, José Souza é bem quisto e famoso na comunidade. “Todo mundo fala que quando chegou lá o Seo João já morava ali. As pessoas gostam muito dele, tanto que antes a casa dele, que é bem rústica e de madeira, antes era coberta de palha, e hoje é de telha. Foi o pessoal de lá que fez pra ele”, diz.
Sobre a experiência de conhecer seo João, Alexandre diz que “é difícil até de falar”. “A gente é acostumado a ver idoso no INSS. Mas ver alguém como ele sorrindo é muito gostoso”, descreve. E revela uma curiosidade que talvez dê uma dica do segredo de longevidade. "Ele come muito peixe, não come muita carne”, destaca.
Longevidade
O geriatra amazonense, Euler Ribeiro, explica que o envelhecimento com qualidade possui alguns vieses. O primeiro, é genético. “Quem nasce com o alelo apolipoproteína E2, tem chances de viver mais, pois do ponto de vista genético ele é o alelo da longevidade”, explica. Esta característica garante uma vida sem disfunções provocadas por males crônicos.
No entanto, o médico acrescenta que exercícios físicos, alimentação equilibrada e fuga do estresse também são essenciais. “Um sono de qualidade é muito importante, principalmente o noturno, que é o mais importante. Ele deve durar mais de seis horas para recuperar a energia usada durante o dia”, destaca.
Mas todo mundo já recebeu estas recomendações alguma vez na vida. Para mostrar a importância destes hábitos em uma vida longeva de qualidade, o médico amazonense relata que, há cinco anos, conheceu um outro acriano seringueiro e centenário. “No seringal Jesus, em Cruzeiro do Sul, conheci o senhor João de Deus. Por ainda exercer a atividade de seringueiro, ele andava com carga por longas distâncias; dormia cedo, pois não tinha energia elétrica; tinha uma alimentação a base mandioca e, eventualmente, comia carne de caça”, recorda. Segundo Ribeiror, essa rotina favoreceu a longevidade de João de Deus.
O médico amazonense fala com propriedade, pois estuda os hábitos alimentares do amazônidas. Em Manaus, ele é referência em geriatria. O resultado desta dedicação veio em 2013, quando publicou, em parceria com a colega de profissão Ivana Mônica da Cruz, o livro 'Dieta Amazônica'. Pela notoriedade que a obra ganhou, já fez palestras na França e no Japão.
Outro bom exemplo de longevidade citado por Euler Ribeiro vem do município amazonense de Maués, a 276 km da capital do Estado. Lá o número de idosos acima dos 90 anos corresponde a 1% da população. O percentual é maior que o nacional, que é de 0,5%. “Em Maués essas pessoas consomem frutas da floresta, peixe, mandioca e farinha”, avalia.
Perguntado sobre qual conselho daria a quem quer chegar aos cem anos, o médico responde rindo: “Dou como exemplo um tal doutor Euler Ribeiro, que tem 75 anos e nenhuma disfunção”, brinca. “Caminho 6 quilômetros todos os dias, faça chuva ou Sol, durmo mais de 7 horas por noite e, após o almoço, durmo outros 30 minutos. Como frutas, verduras, peixe e leite desnatado. Além disso, faço tudo para sorrir pelo menos 14 minutos por dia”, acrescenta.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/