Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Desembargadora Eleonora Saunier assume TRT da 11ª Região

Desembargadora Eleonora Saunier assume TRT da 11ª Região
A nova presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), desembargadora Eleonora Saunier Gonçalves tomou posse na manhã de quinta-feira (15), durante cerimônia realizada no auditório do Fórum Trabalhista de Manaus, na rua Ferreira Pena, 546, Centro, zona Sul de Manaus. A magistrada substitui a desembargadora Maria das Graças Alecrim Marinho, que estava à frente do órgão desde dezembro de 2014.

Os desembargadores Jorge Álvaro Marques Guedes e Audaliphal Hildebrando da Silva assumiram, respectivamente, a vice-presidência e a corregedoria regional. A ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maria Helena Mallmann, representou o ministro-presidente, Ives Gandra Martins Filho durante a posse. Em seu trabalho de continuidade, a presidente Eleonora Saunier Gonçalves terá pela frente o desafio de administrar o TRT11 que possui uma das maiores demandas processuais do país.

“A presidência traçará estratégias para o bom andamento de todas as frentes de trabalho, que não são poucas, para que a Justiça do Trabalho continue enfrentando com coragem, imparcialidade e Justiça, as demandas submetidas ao seu crivo. Assim garantindo o fortalecimento do nosso Regional e a modernização da nossa Justiça Trabalhista", ratificou. 
Foto: Divulgação/Ascom-TRT
Em 2016, o órgão recebeu 62.844 novos processos para julgamento em 1ª e 2ª instâncias.Ao todo, 62.108 processos já foram baixados e 33.489 estão Jorge Álvaro Guedes e Audaliphal Hildebrando assumiram, respectivamente, vice-presidência e corregedoria Jorge Álvaro, Eleonora Saunier e Audaliphal Hildebrando assumiram Eleonora Saunier terá pela frente o desafio de administrar uma das maiores demandas processuais do país em tramitação. Mais de R$ 290 milhões foram pagos aos reclamantes em ações trabalhistas, segundo dados obtidos até 31 de outubro de 2016.

Segundo a nova presidente do TRT11, esses números são reflexos da crise que vem assolando a economia do país e que é responsável pelo grande número de demissões e fechamento das fábricas do Polo Industrial de Manaus (PIM).

“Especificamente na nossa região que envolve os Estados do Amazonas e Roraima, em primeiro lugar o nosso grande Polo Industrial que tem uma forte demanda e a cada ano aumenta essa demanda de processos e a crise que gera o desemprego. Esses fatores me parecem os principais que levam a essa demanda altíssima que nós temos. E eu sempre digo que nós respondemos com o trabalho dos magistrados, com o apoio do trabalho dos nossos servidores”, explicou a nova presidente Eleonora.

A presidente da gestão anterior do TRT11, desembargadora Maria das Graças Alecrim Marinho, iniciou a cerimônia e discursou sobre os feitos obtidos durante a sua gestão, dando destaque aos avanços nas áreas de tecnologia da informação, com a implantação dos sistemas pauta digital, e-Prec, PJe-Calc, dentre outros. A magistrada também comemorou os números positivos alcançados do relatório IPC-Jus do Conselho Nacional de Justiça que apontou o TRT da 11ª Região como um dos quatro Tribunais do país a alcançar 100% de eficiência. "Esses resultados dizem muito sobre quem somos e sobre todo o empenho de magistrados e servidores em prol do engrandecimento da Justiça do  Trabalho", destacou.

O desembargador David Alves de Mello Júnior discursou em nome dos demais membros da Corte. Ao saudar a nova presidente do TRT11, ele destacou sua trajetória acadêmica e profissional. Também discursaram o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Amazonas (OAB/AM), Marco Aurélio de Lima Choy, a procuradora-chefe do MPT11 Ministério Público do Trabalho da 11ª Região-AM/RR (MPT11-AM/RR), Fabíola Bessa Salmito Lima e o presidente da Associação dos Magistrados do Amazonas, juiz do Trabalho Sandro Nahmias Melo.

Entre os convidados que prestigiaram a cerimônia, destaque para o presidente da  Associação Comercial do Amazonas (ACA), Ataliba David Antonio, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) Antônio Silva, o presidente do Jornal do Commercio, Guilherme Aluízio e demais representantes dos três poderes municipal e estadual, civis e militares, familiares e amigos do colegiado.

Desempenho

Em 2016, o TRT11 se destacou no Relatório Geral da Justiça do Trabalho (RGJT) que apontou a liderança do TRT11 no ranking nacional de processos julgados por magistrados, no âmbito da 1ª Instância. Em média, cada juiz do Trabalho do TRT11 julgou 950 processos em 2015, são 189 a mais que a média nacional dos 24 TRTs do Brasil, que foi de 761 processos.

O Regional também se destacou no Relatório Justiça em Números (RJN-2016) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), obtendo 100% de eficiência, de acordo com o Índice de Produtividade Comparada (IPC-Jus). Pela avaliação, além do TRT11, apenas mais três tribunais do Trabalho do país atingiram o índice máximo. Além disso, conquistou, pelo terceiro ano consecutivo, o Selo Ouro Justiça em Números do CNJ, em premiação realizada no dia 5 de dezembro de 2016.

O TRT11 conta com 19 Varas do Trabalho em Manaus, três Varas em Boa Vista/RR e 10 Varas no interior do Amazonas, nos municípios de Parintins, Itacoatiara, Eirunepé, Tefé, Manacapuru, Coari, Humaitá, Lábrea, Tabatinga e Presidente Figueiredo. No total, 51 juízes e um quadro de 963 servidores, atuam neste Regional. Compõem o Tribunal Pleno 13 desembargadores e um juiz convocado.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/