Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Círio Fluvial: Nossa Senhora de Nazaré nas águas da baía do Guajará; confira percursos

Círio Fluvial: Nossa Senhora de Nazaré nas águas da baía do Guajará; confira percursos
O chamado “Círio das Águas”, a terceira Romaria oficial do Círio 2018, seguirá a correnteza e o vento da baía do Guajará, em Belém, com o acompanhamento de barcos e balsas. Assim é realizada há mais de 30 anos, uma das romarias mais peculiares da região amazônica em homenagem à virgem de Nazaré: a Romaria Fluvial. Ela inicia por volta das 9h no Trapiche de Icoaraci com destino à escadinha do Cais do Porto, na Praça Pedro Teixeira, em Belém.

Nesta procissão, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré é conduzida em uma redoma de vidro na Corveta da Marinha, Garnier Sampaio, cuidadosamente decorada há anos por Simone Cosme. Embarcações de vários tamanhos e todas enfeitadas acompanham a Imagem de Maria.
Foto: Divulgação
Até agora, a Capitania dos Portos confirmou a inscrição de 335 embarcações na procissão. O percurso será de aproximadamente 10 milhas marítimas (equivalente a 18,5 km). Na chegada, a Imagem Peregrina é recebida com honras de Chefe de Estado pela Polícia Militar. A tradição ocorre desde 1999, em função da Lei Estadual nº 4.371, de 15 de dezembro de 1971, que proclamou a Virgem de Nazaré, Padroeira do Pará, Rainha da Amazônia e merecedora dessa grande homenagem. A primeira edição desta procissão foi realizada pela então Companhia Paraense de Turismo, em 1986. 

O Círio 2018

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Transmissões

O Canal Amazon Sat, em parceria com a TV Nazaré, transmite a romaria principal do Círio de Nazaré, neste domingo (14), a partir das 7h (horário de Manaus), para toda a Amazônia; confira os canais:

Macapá (AP) - Canal 29.1
Porto Velho (RO) - Canal 22.1
Manaus (AM) - Canal 44.1
Boa Vista (RR) - Canal 23.1
Rio Branco (AC) - Canal 31.1 

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/