Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

Cemitérios de Manaus estão preparados para receber visitantes no Dia de Finados

Cemitérios de Manaus estão preparados para receber visitantes no Dia de Finados
Foto: Reprodução/Rede Amazônica
Nesta quarta-feira (2), Dia de Finados, as pessoas vão até seus cemitérios da cidade lembrar de seus entes mais queridos. Em Manaus a movimentação vai acontecer nos cinco cemitérios da cidade. Serão mais de 500 servidores da Prefeitura de Manaus e 16 órgãos públicos mobilizados para que esse dia seja o mais tranquilo possível. Trânsito, limpeza, fiscalização, segurança e infraestrutura são os pontos de maior atenção. Ao todo, são esperadas mais de 500 mil pessoas nos cemitérios urbanos da cidade.

Uma força tarefa da prefeitura atuará durante todo o Dia de Finados. Para melhor comodidade dos visitantes, um esquema especial foi traçado pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) para o transporte coletivo, que inclui a circulação de linhas extras, ampliação do itinerário e reforço da frota de linhas normais. Já a organização do trânsito da cidade, principalmente no entorno dos cemitérios, fica por conta do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans).

A segurança, contenção de qualquer acidente e atendimentos de emergência, tanto na área externa, quanto dentro dos cemitérios serão feitos pela Polícia Militar de Manaus, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Polícia Civil, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.A prefeitura atuará ainda, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), no atendimento às famílias, orientação sobre trabalho infantil e assistência social durante o dia de visitação.  Já a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) participa com os equipamentos de som para a tradicional Missa Campal, que acontece no cemitério São João Batista.
 
A Subsecretaria Municipal de Feiras e Mercados (Subsempab) tem a responsabilidade de instruir e organizar as pessoas do comércio nos arredores dos cemitérios. É comum a venda de velas, flores e outros produtos nestas áreas no Dia de Finados.“A prefeitura não vai proibir que estas pessoas trabalhem no dia. Com o apoio e orientação da Subsempab, devemos apenas organizar o comércio informal para que não haja nenhum tumulto”, explicou o secretário municipal de Limpeza Urbana, Paulo Farias. Os cemitérios funcionarão de 6h da manhã, até as 19h, contando com missas organizadas por paróquias de Manaus, de hora em hora.

Limpeza

A programação de limpeza continua durante o dia de visitação. Ao todo, 100 agentes da Semulsp atuarão o dia inteiro nos locais. Após o encerramento do dia, outros 200 trabalhadores serão mobilizados para a limpeza geral no entorno e nas quadras dos cemitérios.“Vamos ter limpeza também ao final do evento, após o período de visitação dos espaços. Já na quinta-feira, 3, novas equipes vão iniciar o trabalho de limpeza nas quadras dos cemitérios”, destacou o subsecretário Operacional da Semulsp, José Rebouças.

Cemitério Urbanos

Cemitério Nossa Senhora Aparecida

Fundado em 1976, o cemitério está inserido na zona Oeste do Município de Manaus e localiza-se na Avenida do Turismo, n. 107, Km 12 – Tarumã. Atualmente possui 64 quadras distribuídas em área de 101.933 hectares, uma das maiores do Brasil. É o único em atividade para novos sepultamentos, já que os demais cemitérios estão ocupados em sua totalidade e atendem somente sepultamentos em jazigos familiares.

Cemitério São João Batista

Fundado em 1890, o cemitério está inserido na Zona Centro-Sul de Manaus, localizando-se na Praça Chile, esquina com o Boulevard Álvaro Maia. Possui cerca de 25.000 sepulturas distribuídas em 24 quadras perfazendo área total de 92.160 m².Foi tombado como Patrimônio Histórico do Estado do Amazonas pelas suas edificações históricas como a capela gótica e pórticos, além das sepulturas de valor religioso, histórico, cultural e arquitetônico, como os inúmeros modelos que apresentam técnicas variadas de construção, alguns com materiais valiosos antigos como cerâmica inglesa, esculturas artísticas, pintura marmorizada. O gradil antigo do cemitério, por exemplo, foi confeccionado com rebites de ferro para unir as peças e anéis decorativos de chumbo para reforçar essas estruturas, já que não existia a solda elétrica à época. Possui um amplo arquivo de sepultamentos realizados desde 1882.

Cemitério São Francisco

O Cemitério São Francisco teve sua fundação no ano de 1937 e está localizado à Rua Coronel Pedro de Souza, no Morro da Liberdade, zona Sul. O Cemitério atende pequena parcela dos sepultamentos ocorridos no Município de Manaus, em sepulturas perpétuas já adquiridas mediantes concessão de uso.

Cemitério Santa Helena

Inaugurado em 1930, o Cemitério Santa Helena está inserido na zona Oeste de Manaus, localizando-se na Rua Coração de Jesus – São Raimundo. Possui seis quadras e área de 58.000 m². Pequena parcela dos sepultamentos á realizada no cemitério, aproximadamente 26 sepultamentos mensais, sendo o quarto maior cemitério em extensão e quantidade de inumações. O espaço conta com capela, administração, alojamento de servidores e banheiros.

Cemitério Santo Alberto

O cemitério está inserido na zona Oeste de Manaus e localiza-se na Rua Monteiro Maia – Colônia Antônio Aleixo. Iniciou sua atividade no ano de 1918 em área de 4.403 ha. Sua estrutura compreende um prédio administrativo com dois banheiros, cozinha, almoxarifado, capela para velório. Toda área passou por investimentos, contribuindo para grandes avanços e modificação do cenário de abandono, sepulturas depredadas e solo arenoso com erosões causadas pelas águas pluviais. As quadras foram divididas, houve a contenção de erosão com pneus e ornamentação, como o plantio de flores e o cemitério foi todo gramado.

Cemitério Nossa Senhora da Piedade

Fundado no ano de 1901 foi conhecido inicialmente como 'Cemitério do Cariri', localizado na zona Oeste em uma pequena área próxima à Avenida AM 010, zona Oeste, possui uma capela que continha imagem identificada como Nossa Senhora da Piedade, que deu o nome ao local posteriormente, Cemitério Nossa Senhora da Piedade.A área total estima-se em 2.160 m², com uma quadra e média de um sepultamento diário, geralmente atendendo as comunidades adjacentes. É considerado o menor cemitério em área e em quantidade de sepultamentos localizado na área urbana da cidade.

Programação das missas

Cemitério São João Batista

Manhã
07h - Seminário São José
08h - Paróquia São José Operário
09h - Paróquia São Sebastião
10h - Paróquia Nossa Sra. Aparecida

Tarde
18h - Campal - Paróquia Nossa Senhora de Nazaré - Arcebispo de Manaus Dom Sérgio Castriani.

Cemitério Santa Helena

Missas (Pe. Ricardo Pontes de Oliveira)

Manhã
7h – 1ª Missa
8h – Louvor/Oração
9h – 2ª Missa
10h – Louvor/Oração
11h – 3ª Missa

Tarde
12h – Louvor/Oração
15h – 4ª Missa
16h – Louvor/Oração
18h - 5ª Missa

Cemitério São Francisco

Manhã
7h - Paróquia Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos – Betânia – Pe. Thiago José Barbosa de Oliveira Santos;
9h - Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Educandos – Pe. José Amarildo Luciano;
10h30 – Paróquia de Santa Luzia – Santa Luzia – Pe. Afonso Bichehe.

Tarde
16h – Área Missionária Menino Jesus;
18h - Paróquia de São Lázaro – Pe. Agildo Alves.

Cemitério Nossa Senhora Aparecida:

Missas (Pe. Carmelo Rivera Amézquita)

Manhã
7h30 - Paróquias e Áreas Missionárias do Setor Alvorada.

Tarde
16h30 – Paróquias e Áreas Missionárias do Setor Alvorada.

Cemitério Nossa Senhora da Piedade:

8h - (Paróquia de Santo Antônio – Pe. Rubson Vilhena).

Cemitério Santo Alberto:

Missas (Pe. João)

Manhã
8h – Paróquia Nossa Senhora das Graças;
10h – Louvor/Oração.

Tarde
14h – Louvor/Oração;
16h - Paróquia Nossa Senhora das Graças.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/