Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Cadastramento biométrico tem início em 45 municípios do Amazonas

Cadastramento biométrico tem início em 45 municípios do Amazonas
Foto: Divulgação/TRE-AM
O cadastramento biométrico de eleitores foi iniciado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) em 45 municípios. Até abril, outras sete cidades terão atendimento de coleta de biometria iniciado. O comparecimento dos eleitores ainda não é obrigatório. O mutirão de revisão biometria de 800 mil eleitores no Amazonas depende de recursos ainda não assegurados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As informações são do G1 Amazonas.

Em novembro de 2016, a Justiça Eleitoral iniciou mais uma etapa do cadastramento biométrico de eleitores no interior do estado. A terceira fase tem como foco recolher dados de biometria de 800 mil eleitores em 52 municípios. Em abril, o TRE-AM iniciará o cadastramento biométrico nos municípios de Boca do Acre, Envira, Ipixuna, Pauini, Santa Isabel do Rio Negro, Juruá e Itamarati.

O secretário de Tecnologia da Informação do TRE-AM, Rodrigo Camelo, o atendimento do cadastramento biométrico iniciou em quase todas as cidades do estado. “O cadastramento foi iniciado em todos os municípios, praticamente, e faltam uns poucos que começaremos ainda neste mês. Ainda não é uma revisão biométrica. Isso significa que estamos fazendo o atendimento normal, mas foi convertido o atendimento biográfico para o biométrico. Não existe ainda obrigatoriedade dos eleitores de comparecerem ao cartório e o cancelamento dos títulos”, explicou.

O mutirão de revisão biométrica e obrigatoriedade do comparecimento dos eleitores será definido pela Corregedoria Regional Eleitoral e a presidência do TRE-AM. O Tribunal Regional Eleitoral aguarda o TSE definir o valor dos recursos destinado ao orçamento. O TRE-AM prevê que o custo para revisão biométrica é de R$ 4 por eleitor, o que seria necessário um montante de R$ 3,2 milhões.

“Ainda não temos a sinalização do TSE se nós iremos receber os orçamentos para fazer essas revisões biométricas. Temos elaborado estratégias para conseguir cadastrar biometricamente todo o estado mesmo sem o orçamento completo do TSE. A principal delas são as parcerias com as prefeituras e câmaras municipais locais no fornecimento de pessoal para qualificarmos como atendentes”, comentou o secretário de TI do TRE-AM. Até o final de abril o Tribunal Regional Eleitoral pretende converter todo atendimento de eleitores no Amazonas para a coleta de dados biométricos.

Biometria no AM

Os eleitores de dez municípios do Amazonas já foram cadastrados biometricamente. Em 2013, o Tribunal Regional Eleitoral iniciou o cadastramento biométrico de eleitores nas cidades de Presidente Figueiredo, Careiro da Várzea, Rio Preto da Eva, Novo Airão, Itacoatiara, Manacapuru e Iranduba. A segunda etapa da coleta de dados da biometria dos eleitores iniciou em 2014 para Manaus, Careiro e Autazes. A segunda etapa foi finalizada em 2016.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/