Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Aumento no nível do Rio Negro sinaliza início de cheia, diz CPRM

Aumento no nível do Rio Negro sinaliza início de cheia, diz CPRM
Segundo informações do G1 - Amazonas, o nível do Rio Negro registrado nesta quarta-feira (25), no Porto de Manaus, foi de 17,76 m. Ou seja, um aumento de 42 centímetros da cota neste mês de outubro. O que para o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), já pode sinalizar o fim da vazante e a chegada do período de cheia do rio na região.
   
Foto: Reprodução / Rede Amazônica
Segundo os registros divulgados pelo CPRM, a cota chegou a 17,34 m no dia 6 de outubro, mas a partir do dia 7, já há um aumento da cota do rio, de até 5 cm por dia. Que de acordo com o CPRM, as subidas em dias consecutivos já sinalizam o fim da vazante, previsto inicialmente para ocorrer até novembro, mas dentro do normal começar a ocorrer no fim de outubro.


“É o final da vazante. Mesmo que tenha um repiquete, ele provavelmente não vai descer abaixo do nível mínimo que ele já atingiu, então já deve ser o processo de cheia”, disse o superintendente do CPRM, Marco Antônio Oliveira.



Acre

Segundo informações do G1 - Acre, com as chuvas dos últimos dias, o volume de água do reservatório do Bujari (AC) voltou a subir, mas a situação continua crítica e o racionamento de água vai continuar. 


Segundo o diretor de Abastecimento das Cidades do Interior do Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa), Davi Bussons, “das chuvas na semana passada, tivemos uma boa reposição de água no reservatório. E desde então estamos operando com a Estação de Tratamento de Água do município e com os caminhões-pipa, mas como não sabemos quando vai chover, não temos segurança para interromper a operação dos caminhões”, acrescentou Bussons.
Ainda segundo o diretor, a distribuição de água para a população permanece em situação de racionamento, enviando água dia sim, três dias não, e para o aeroporto de Rio Branco, duas vezes na semana. O reservatório recebe água do Igarapé Redenção, todavia, ainda há a necessidade de chuvas para atender as necessidades do município.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/