Manaus 30º • Nublado
Terça, 16 Abril 2024

Apagão no Amapá: investigação aponta que incêndio foi criminoso, diz delegado

Apagao no Amapá incendio criminoso

O laudo preliminar da perícia da Polícia Civil do Amapá descartou que o incêndio na subestação de energia tenha sido provocado por um raio. Segundo o relatório, não houve naquele momento descarga atmosférica.

Energia no estado é operada por companhia privada. (Foto: Divulgação/Ministério de Minas e Energia)

A hipótese era considerada porque uma tempestade caía em Macapá na hora em que o fogo atingiu os transformadores.

Os dados foram informados em coletiva de imprensa da Polícia Civil nessa quarta-feira (11).

A perícia indicou ainda que o aquecimento em uma peça de um dos transformadores gerou uma descarga elétrica que originou o fogo, como explica a delegada Janeci Monteiro.

O inquérito que apura as causas e as responsabilidades do apagão no Amapá tem 30 dias para ser concluído.

As informações iniciais indicavam a empresa espanhola Isolux como a proprietária da LMTE - Linhas de Macapá Transmissora de Energia, mas os delegados esclareceram que a concessão pertence agora à empresa Gemini.

O delegado-geral da Polícia Civil, Uberlândio Gomes, disse que as investigações já apontam para uma conduta criminosa dos diretores da empresa.

A Justiça determinou o bloqueio de R$ 50 milhões da empresa responsável pela concessão. Além dos danos ao consumidor, a empresa pode responder pelo crime de atentado à segurança ou fornecimento de serviço público.


A LMTE afirmou que não tomou conhecimento de nenhuma acusação formal ou processo judicial de bloqueio de bens. Destacou que as causas do acidente ainda estão sendo investigadas e ainda não há como esclarecer a origem do problema.

A concessionária disse ainda que estava operando de acordo com o contrato vigente e com anuência dos órgãos reguladores.

Os problemas gerados pelo apagão, como a falta de água e falhas no rodízio de energia após o restabelecimento de 80% do serviço de energia tem provocado protestos na capital Macapá. E agora moradores denunciam violência policial.

Nesta quarta-feira, o senador Randolfe Rodrigues, da Rede Sustentabilidade, falou sobre os protestos.

Até o fechamento desta edição, o Governo do Estado não respondeu nossos questionamentos sobre a as denúncias de violência policial.

Veja mais notícias sobre NotíciasCidadesAmapá.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/