Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Aos 103 anos, idosa afirma que nunca deixou de votar, em Manaus

Aos 103 anos, idosa afirma que nunca deixou de votar, em Manaus
Áurea de Oliveira acordou neste domingo (28) com dois compromissos pré-marcados na agenda. O primeiro: ir às urnas, em Manaus, para fazer valer seu direito de voto neste turno das Eleições. O segundo? Ir a um restaurante para comemorar seus 103 anos de vida.

De acordo com informações do G1 Amazonas, em plena seção eleitoral, a amazonense, antes de se dirigir à urna, foi aplaudida por familiares e outros eleitores. Em um vídeo, gravado com orgulho pela família, ela aparece sorrindo enquanto é entoada pela canção de "parabéns".


Foto: Victor Pina/Cedida

A eleitora amazonense já tinha 17 anos de idade quando foi assinado o decreto que assegurava o direito das mulheres ao voto. À época, no entanto, só votava mulher casada - e com a autorização do esposo. Alguns anos se passaram para que as restrições ao pleno exercício do voto feminino fossem eliminadas no Código Eleitoral. Ela ainda lembra.

"Eu voto desde a época de Getúlio Vargas. Eu nunca deixei de votar, desde que pude. É a coisa mais importante que eu poderia estar fazendo hoje [no aniversário]" comenta.

Dona Áurea, bem-humorada, continua o discurso de cidadania e faz questão de reforçar a importância do voto. "A idade não importa".

"Eu gosto de cumprir o meu papel de cidadã. Acho importante obedecer às normas do meu país e contribuir para essa decisão tão importante".

O voto? "É secreto desde que eu comecei a votar, né?", brinca, mais uma vez.

As declarações são dadas por ela já no segundo compromisso do dia: em sua festa de aniversário. Cliente fiel, ela fez questão de fechar um restaurante da Zona Centro-Sul de Manaus só para comemorar os 103 anos de vida.

"O segredo para tudo isso é viver com Deus e ter a família perto", comenta.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/