Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Amigos de Bruno Borges falavam sobre lucro com livros, diz polícia

Amigos de Bruno Borges falavam sobre lucro com livros, diz polícia
Amigo de Bruno, Marcelo Ferreira foi preso nesta quarta. Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre
Conversas encontradas no celular de Marcelo Ferreira, de 25 anos, com Márcio Gaiote, ambos amigos do estudante de psicologia Bruno Borges, desaparecido desde 27 de março no Acre, mostraram a intenção dos dois em ficarem ricos com a divulgação dos 14 livros criptografados. A informação foi divulgada pelo delegado Alcino Júnior, da Polícia Civil do Estado.

Ferreira foi preso nesta quarta-feira (31) em Rio Branco por falso testemunho, uma vez que, segundo o delegado, omitiu informações sobre o caso. Na casa dele, de acordo com reportagem do G1 Acre, a polícia encontrou contratos reconhecidos em cartório que estabeleciam lucros também a Gaiote e a Eduardo Veloso, primo de Bruno, que emprestou a quantia de R$ 20 mil usada no 'Projeto Enzo', como foi intitulado.

Segundo o delegado, Marcelo participou de toda a modificação do quarto de Bruno, local onde foram deixados 14 livros criptografados, alguns escritos nas paredes, teto e chão, e uma estátua do filósofo Giordano Bruno (1548-1600). Nas mensagens interceptadas, Ferreira e Gaiote comemoravam a repercussão do caso na mídia.

“Marcelo ajudou o Bruno em tudo, na logística toda. Eles [Ferreira e Gaiote] falavam que, com a divulgação em nível nacional, ficariam ricos, que tinham uma porcentagem, o que acabou ficando comprovado na apreensão dos contratos. Era planejada a parte de produção e posterior publicação dos livros”, afirmou.

O contrato mostrava que Ferreira seria beneficiado com 15% do faturamento bruto do 'Projeto Enzo' e dos 14 manuscritos, com a condição de manter sigilo. Alcino Júnior ressaltou que o amigo foi ouvido durante a tarde desta quarta-feira (31), ainda sem nenhuma previsão se vai ser solto ou permanecer preso.

Os pagamentos a Ferreira, ainda conforme as regras contratuais, seriam feitas no dia 10 de cada mês, mediante prestação de contas. O lançamento do projeto estipulado por Bruno seria até o final do mês de abril deste ano. O contrato foi redigido no dia 10 de março e reconhecido em cartório no dia 27 do mesmo mês, data do desaparecimento do estudante.

O delegado acrescentou que Marcio Gaiote, o outro amigo de Bruno, que também teria participado da logística, não mora mais em Rio Branco. “O desaparecimento em si vem coroar a parte da publicidade. Bruno construiu o quarto todo e comentava que as pessoas conheceriam a obra. Márcio está em Vitória da Conquista [BA], nós vamos fazer contato para ele ser ouvido”, complementou.

Móveis encontrados

Na mesma ação polícia nesta quarta, a Polícia Civil encontrou móveis – rack e cama – do quarto de Bruno na casa de Márcio Gaiote. Ao G1 Acre, a mãe do estudante, Denise Borges, registrou um boletim de ocorrência quando soube dos itens na casa do amigo do filho. Ela falou que tomou conhecimento através de uma amiga no início de maio.

Denise afirmou que a família já sabia da existência dos contratos, tratando-se de documentos de prestação de serviço, já que os amigos foram contratados para o trabalho. Além dos 15% de Ferreira, outros 15% seriam para o primo e 5% para Gaiote.

“Foi a família que repassou isso para a polícia. Se o Bruno não fosse pagar com o dinheiro de livro, a minha empresa vai arcar com isso. [Os amigos] ficaram aqui em casa um mês sem dormir escrevendo naquelas paredes, eram tipo funcionários do Bruno”, falou.

Relembre a história

A última vez que os parentes viram Bruno foi durante um almoço em casa. Após a refeição, todos saíram, menos Bruno. Horas depois, o pai dele retornou e não o encontrou mais na residência.

No quarto do rapaz, a família achou uma estátua do filósofo Giordano Bruno (1548-1600), vários escritos pelas paredes e 14 livros criptografados, dos quais – segundo a família – cinco já foram decodificados. Não havia nenhum móvel ou objeto pessoal de Bruno.

A retirada dos móveis, as inscrições na parede, assim como a chegada da estátua, ocorreram em um período de pouco mais de 20 dias, período em que o quarto ficou trancado e os pais viajavam de férias.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/