Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Agentes e PM controlam início de motim no CDPM II, em Manaus

Agentes e PM controlam início de motim no CDPM II, em Manaus
Um agente penitenciário foi mantido como refém pelos presos do Centro de Detenção Provisória Masculino II (CDPM II), localizado no km 8 da BR-174, na tarde deste domingo (25). Segundo informações da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), a situação foi controlada pelas equipes de plantão da Coordenação do Sistema Penitenciário (Cosipe) da Seap, juntamente com efetivo da Polícia Militar do Amazonas.

Foto: Arquivo/Rede Amazônica

De acordo com uma nota divulgada pela assessoria da Seap, cerca de 30 detentos do pavilhão 1 da CDPM mantiveram o agente feito refém. O motim aconteceu durante a hora de almoço dos presidiários que, munidos de cinco estoques, renderam um agente penitenciário. 

Os detentos envolvidos na alteração não danificaram nenhuma cela e alegaram que a movimentação foi motivada pelos últimos acontecimentos, em âmbito nacional, envolvendo a morte de lideranças do Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa da qual os presos do pavilhão 1 do CDPM II dizem ser integrantes. O caso foi contornado, com a liberação do agente, após negociações. Não há informações sobre feridos ou fugas da instituição. 

José Melo

A CDPM II é a prisão onde está o ex-governador do Amazonas, José Melo, preso em dezembro de 2017. Melo foi condenado durante a operação 'Maus Caminhos', que investiga desvio de dinheiro da saúde do Amazonas. 

Sobre o presídio

O Centro de Detenção Provisória Masculino II foi inaugurado no dia 29 de setembro de 2017. Está localizado ao lado do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) e possui quatro pavilhões. O objetivo da construção do CDPM II foi ajudar na redução da superlotação dos presídios da cidade. Foram investidos R$ 24 milhões, sendo 12 milhões e 700 mil de repasses do Governo Federal e R$ 11,5 milhões do Estado.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/