Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Capanema recebe Circuito Sun & Fun Adventure 2017

Capanema recebe Circuito Sun & Fun Adventure 2017
A cidade de Capanema, na região nordeste do Pará, abrirá o calendário do circuito Sun & Fun Adventure em 2017, que reúne as provas de bike, corrida rústica (running) e stand up paddle (surf remado). As trilhas para as duas primeiras provas, programadas para sábado (4) e domingo (5), já estão abertas e sinalizadas, aguardando os participantes. A terceira prova prevista para esta etapa, de surf remado, foi adiada e deverá ser realizada posteriormente, na Ilha de Outeiro, região metropolitana de Belém.

Segundo a coordenação do circuito, quase duzentos participantes já fizeram suas inscrições pela rede on-line ou presencialmente, em Belém e em Capanema. O participante escolhe a modalidade de sua preferência sem a preocupação de vencê-la, bem ao espírito do evento, cuja mensagem principal é de superação em convívio com a natureza. As inscrições custam R$ 50,00 e podem ser feitas até esta quinta-feira (2), pelo site.
Foto: Carlos Sodré/Agência Pará
Outras duas etapas do circuito vão ocorrer nas seguintes datas: em junho, na cidade de Carolina, no Maranhão; e em Cuiarana, município de Salinópolis, no Pará, em agosto. A proposta de realizar mais uma etapa na região insular de Belém está sendo estudada pela organização do evento, que vem visitando algumas comunidades próximas à capital para avaliar essa possibilidade. O circuito Sun & Fun Adventure tem apoio do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Esporte e Lazer (Seel), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom).

Em Capanema, a Secretaria Municipal de Desporto e Lazer também está ajudando na coordenação do evento, garantindo segurança, demarcando as trilhas e os postos de hidratação. A rede de atendimento médico também já está articulada, como informa os organizadores Livi Gomes e Bruno Calderon, que durante o feriado de carnaval estiveram reunidos com o secretário Fábio Braun para finalizar os preparativos das provas.

A primeira prova do circuito será o mountain bike, no sábado (04). A programação será aberta às 8h com a entrega dos kits, na praça Magalhães Barata, em frente ao prédio da Câmara Municipal da cidade. Às 14h30 será a concentração dos atletas, no mesmo local. As 15h será dada a largada para a prova de 40km. O percurso foi idealizado e demarcado para corredores com experiência em provas com obstáculos nas trilhas arborizadas com trechos íngremes, alagados ou não. A previsão é que os atletas cumpram o percurso em mais de duas horas.

A coordenação recomenda o uso de equipamentos de segurança, como capacetes e luvas, ferramentas compatíveis com a sua bicicleta, câmara reserva e lanterna. A expectativa é que os primeiros colocados fechem o percurso em duas horas e meia.

No domingo (5), a concentração para corrida será mais cedo, às 5h30, para entrega dos kits. Às 6h será feito o embarque dos atletas no ônibus que vai conduzi-los até o local da largada da corrida. Às 6h20 eles deixam o ônibus e às 7h30 largam na prova de 15 quilômetros por trilhas bem demarcadas e sinalizadas com postos de hidratação.

A prova é para corredores de nível intermediário com estimativa de tempo de duas horas e trinta minutos. Na corrida rústica, o participante tem que redobrar o fôlego, pois as trilhas cortam igarapés e terrenos arborizados ou abertos. A previsão do tempo para o domingo é de temperatura entre 25º e 30º, céu encoberto e possibilidade de chuva. Por isso, o participante tem que estar bem preparado fisicamente. A coordenação recomenda a escolha por roupas apropriadas à corrida, como calça comprida e manguito, além do uso de repelente. É preferível evitar perfumes e maquiagem ou produtos que possam atrair mosquitos.   

Foto: Carlos Sodré/Agência Pará

Capanema


A cidade que vai abrigar a primeira etapa do circuito Sun & Fun Adventure 2017 é conhecida como 'terra do cimento', em alusão a uma fábrica do produto que impulsiona a economia do município gerando emprego e renda. Localizada a 160 Km de Belém, Capanema tem áreas de preservação, igarapés e trilhas consideradas ideais aos praticantes de esporte radical em meio à natureza. A cidade também está no chamado corredor turístico Belém-Bragança, traçado pela Secretaria de Turismo do Estado, que está apoiando o evento.

"Para nós é uma honra poder contar com o apoio da Setur", diz a coordenadora do evento, Livi Gomes, que também está recebendo apoio logístico da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), e de divulgação à imprensa da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado (Secom). "Estamos aprendendo muito e esperamos crescer e nos afirmar como alternativa confiável na realização de provas para o segmento de esportes radicais no Pará", completa Bruno Calderon, que divide com Livi Gomes a organização do circuito. 
Rota

O Estado do Pará é rota de circuitos de turismo e esportes de aventura há pelo menos três anos. Os circuitos estão sendo descobertas aos poucos em trechos longe ou perto da capital, Belém. O que importa é mostrar o potencial paraense e inseri-lo como etapa dos cinturões nacionais. "O que não falta no Pará são lugares lindíssimos que dão a dimensão do que é natureza pura, vida simples e boa culinária", avalia Livi Gomes, que é praticante de corrida rústica e sentia falta de eventos num filão promissor e crescente caracterizado pelo amor à preservação ambiental e solidariedade às comunidades visitadas. 

No ano passado, mais de cem atletas de mountain bike, corrida rústica e stand up paddle participaram do Sun & Fun Adventure montado na vila de Caruaru, na ilha de Mosqueiro. O circuito foi indicado pela Agência Distrital de Mosqueiro, que administra juridicamente o espaço. Os moradores passaram por treinamento para receber os visitantes e ganharam uma renda extra, servindo café da manhã e almoço aos atletas e seus acompanhantes.

O Circuito Sun & Fun Adventure ainda passou por Ponta de Pedras, na ilha do Marajó, e Cotijuba, na Região Metropolitana de Belém.  Para 2017, a expectativa é de ampliar o evento, com a realização de uma nova etapa no estado vizinho do Maranhão.

Veja mais notícias sobre Esportes.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/