Manaus 30º • Nublado
Segunda, 06 Dezembro 2021

Capacitação profissional é fundamental para a expansão e consolidação da Indústria 4.0 na região Norte

Capacitação profissional é fundamental para a expansão e consolidação da Indústria 4.0 na região Norte
A Indústria 4.0 promete trazer ao mercado industrial brasileiro a oportunidade de alcançar novos e altos padrões de competitividade, pois, os profissionais ligados à tecnologia industrial terão novas oportunidades para consolidarem suas carreiras, além de permanecerem no mercado de trabalho, atuando – inclusive – em diversas profissões que serão criadas. 




Entretanto, se por um lado o cenário é positivo para o mercado brasileiro e para as empresas no segmento industrial devido à transição digital, por outro, em relação à mão de obra qualificada, o Brasil enfrenta desafios em relação à falta de profissionais qualificados para atuarem no contexto cada vez mais tecnológico.


Foto: Divulgação

Além de máquinas 




De acordo com estudos da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), elaborados no início deste ano em território nacional, ressaltou-se que, além das mudanças necessárias nas empresas para se adequarem à Indústria 4.0, as mudanças ainda mais significativas serão na relação de trabalho entre as novas tecnologias e a mão de obra. Isso porque, segundo a entidade, mudar equipamentos e sistemas industriais, por mais trabalhoso que possa ser, é bem mais simples do que capacitar profissionais, pois o processo de capacitação demora muito mais tempo para ser completado, criando um descompasso entre a tecnologia e a preparação da mão de obra, o que pode atrasar os avanços nas indústrias.



Dessa forma, cabe aos profissionais da indústria, bem como aos jovens que desejam atuar no segmento industrial, repensarem as estratégias sobre as necessidades que surgirão com a intensificação da Quarta Revolução Industrial. 
O estudo da FIESP ainda aponta que as indústrias procurarão por profissionais qualificados para atuação em diversas áreas do campo da tecnologia, dentre elas, automação, cibersegurança, programação, gerenciamento de dados e Data Science, somadas à capacidade analítica e preditiva.
Capacitação Profissional é destaque em Workshop Indústria 4.0 em Manaus




O Workshop Indústria 4.0 acontecerá na sexta-feira (13), das 14h às 18h, na FPF Tech, no Distrito Industrial, e será um evento de formação realizado pela Academy Talentos, da FPF Tech,  e promovido pelo FabLab powered by EcoStruxure, espaço focado na estruturação e na capacitação técnica para os conceitos 4.0 na região Norte.
No evento serão apresentados e discutidos conceitos da Indústria 4.0, onde serão debatidas e analisadas as transformações digitais e as mudanças nos processos industriais através de palestras das mais variadas áreas que englobam os conceitos da Indústria 4.0.
Dentro dos principais temas que serão abordados nas palestras, a importância da capacitação profissional para a consolidação dos conceitos da Indústria 4.0 no mercado industrial será fortemente explorado como forma de alertar e motivar profissionais a buscarem oportunidades de emprego no segmento industrial.


 
Sobre a FPF Tech






A FPF Tech é uma Instituição de Pesquisa e Desenvolvimento, sem fins lucrativos, focada na geração de soluções inovadoras, serviços e cases de sucesso globais nas áreas de Automação Industrial, Tecnologias Móveis e Assistivas, Internet, Qualidade de Software e Capacitação Tecnológica. Há 21 anos, a FPF Tech atua em Manaus com estreita cooperação com Universidades e investe continuamente na formação técnico-científica de seus colaboradores, estudantes e profissionais do mercado.


Sobre o FabLab


O FabLab powered by EcoStruxure nasceu através da parceria entre a FPF Tech, o INDT e a Schneider Electric Brasil e tem como objetivo beneficiar cerca de 500 empresas do Polo Industrial de Manaus, em relação à adaptação e às transformações advindas do conceito da Indústria 4.0, atendendo à demanda de formação especializada para o mercado industrial.

Veja mais notícias sobre Ciência e Tecnologia.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 06 Dezembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/