Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Canoísta do Pará se firma na elite da canoagem brasileira

Canoísta do Pará se firma na elite da canoagem brasileira
O atleta paraense Adilson Gomes Nascimento, o Jatobá, de 21 anos, se firma na elite da canoagem brasileira com resultados positivos em competições nacionais e internacionais. Este mês, ele conquistou três medalhas de bronze no Campeonato Brasileiro de Canoagem de Velocidade. A competição da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCA) foi disputada em Curitiba (PR), entre os dias 22 a 25 de setembro. Ele ficou em terceiro lugar nas provas de K2 200m, K4 200m e K4 500m. 
Jatobá conquistou três medalhas em competição nacional. Foto: Divulgação/Seel-PA
Jatobá já integrou a seleção brasileira por dois anos, em 2014 e 2015, quando foi medalhista de bronze no K4 200m sub-23 e prata no K4 200m sênior no Campeonato Sul-Americano, disputado no Equador no ano passado. Ele também participou do Campeonato Mundial da Hungria em 2014 e ficou entre os 20 melhores da competição.

Natural de São Domingos do Capim, o atleta começou a praticar a canoagem por volta dos 12 anos e está agora de olho nas Olimpíadas de Tóquio de 2020. “Estou me dedicando totalmente aos treinos e às competições. Estamos todos muito entusiasmados com as medalhas olímpicas da nossa modalidade. As conquistas do Isaquias (medalhista olímpico no Rio de Janeiro), que é um amigão, me animam muito. A minha expectativa é das melhores. Vamos trabalhar para chegar numa vaga olímpica, o que é difícil. Mas se conseguir me classificar, vamos lutar muito para chegar numa medalha em Tóquio”, afirma.

O canoísta é integrante do programa Bolsa Talento, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel-PA). Ele também contou com apoio da Secretaria para competir no Paraná, com passagens aéreas e suporte financeiro para alimentação e hospedagem.

Futuro

A preparação do atleta agora está voltada para as seletivas de 2107 da seleção brasileira, para poder competir no Campeonato Sul-Americano, no Pan-Americano e no Campeonato Mundial. Com suas terceiras colocações no torneio nacional, ele poderá participar das seletivas, já que os nove melhores ganham o direito de disputar as provas que garantem vaga na seleção. A primeira seletiva será no dia 5 de abril, a segunda no dia 11 de junho e a terceira será no Campeonato Brasileiro, em setembro de 2017.

Para Jatobá, voltar para casa com medalhas no peito compensa todo o sacrifício que faz parte da rotina de um atleta de ponta. “Eu não resido no Estado com minha família, passo praticamente nove meses fora de casa, por ano. Então, é gratificante voltar pra casa com o fruto do nosso trabalho. O apoio da Secretaria é fundamental para conseguir esses resultados”, afirma o canoísta.

No Campeonato Brasileiro de Canoagem de Velocidade, em Curitiba (PR), Jatobá conquistou três medalhas de bronze: no K2 Sênior Masculino 200m, junto Rogério Queiroz, com o tempo de 00:00:34.204; no K4 Sênior Masculino 200m, com Pedro Costa, Gilmar Junior e William Souza, com o tempo de 00:00:32.036;  e no K4 Sênior Masculino 500m, ao lado de Pedro Costa, Gilmar Junior e Caio Souza, com o tempo de 00:01:34.328.

Veja mais notícias sobre Esportes.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/