Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Black Friday testa comércio de Manaus

Black Friday testa comércio de Manaus


Com descontos que vão de 40% a 70%, as lojas e os grandes centros comerciais de Manaus já estão a todo vapor para atender seus clientes na Black Friday, que nasceu na internet e saltou para o comércio físico. A data, que 'bota fora' os produtos em estoque nas lojas, acontecerá oficialmente no dia 24 de novembro em todo o Brasil, apesar de muitas marcas e lojas aproveitarem a onda de descontos e já esterem com ofertas desde a última semana. Com o Brasil tirando um pé da crise e o consumo voltando a crescer, a Black Friday surge como um grande termômetro para o comércio brasileiro nesse final de ano.

A adesão ao movimento nas lojas físicas ainda é recente, sendo muito mais visível no ambiente online, onde o Procon prevê um crescimento entre 15% a 20% neste ano, comparado a 2016, segundo dados do Google Brasil.

Para o economista Mourão Júnior, a campanha deste ano é positiva, por conta de juros baixos, inflação controlada e a liberação das contas inativas do  Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). "A injeção do FGTS na economia fez com que a maioria das famílias destinasse esse recurso ao pagamento das dívidas. Então, provavelmente, o 13º salário será usado para o consumo", informa.

Mesmo com dinheiro "sobrando", o especialista alerta que o consumidor precisa tomar muito cuidado na hora da compra. "É preciso ver se a promoção vale a pena. É preciso ter controle financeiro, pesquisar e evitar comprar por impulso. Também é importante verificar a qualidade e procedência do produto", indicou. 
Foto: Divulgação

Moda

Na loja Tropy, de moda feminina e masculina localizada na avenida Eduardo Ribeiro centro de Manaus, alguns produtos estarão sinalizados com descontos a partir de 50% na campanha Black Friday, que acontecerá no período de 23 a 30 deste mês. "E para este ano, peças masculinas novas irão entrar na campanha. Com isso, temos uma expectativa de  crescimento significativo nas vendas", afirmou a gerente da loja, Marlene Pinheiro. 

Calçados

Também localizada na avenida Eduardo Ribeiro, mas no setor de calçados, a loja Shop do Pé, está preparando uma grande campanha Black Friday com desconto de até 70% entre os dias 24 a 30 deste mês. 

Segundo o gerente da loja, Jucinaldo Ramos, este ano a meta do grupo é oferecer aos seus clientes um "descontaço" nos valores dos sapatos, tênis e sandálias. "Vai ser uma promoção que Manaus nunca viu. Nós queremos zerar o estoque e deixar os nossos clientes felizes com calçados novos para o final do ano", disse. 

Cama, mesa e banho

E no setor de eletroeletrônico, cama, mesa, banho e brinquedos, o grupo Bemol pretende realizar sua campanha entre os dias 19 a 25 de novembro. Para este ano, a expectativa do grupo de 22 lojas é  superar as vendas do Natal. "Pretendemos oferecer para os clientes descontos especiais com pontuações em dobro para mais de mil clientes que possuem o cartão promocional da loja. Além de planos sem juros em cima das vendas de alguns produtos", informou a gerente de marketing da Bemol, Sheila Sobreira . 

Sobreira disse que os descontos ainda estão sendo planejados cuidadosamente com os distribuidores parceiros, porém são 12 mil produtos diferentes. "Por isso, precisamos planejar cuidadosamente para atender nossos clientes com promoções e descontos incríveis", afirma. 

Além das lojas, a campanha também será realizada nas quatro drogarias e no site da rede. E o atendimento online só será realizada até o dia 27, data instituída internacionalmente com Cyber Monday -termo criado por empresas de marketing americana para convencer as pessoas a fazer compras promocionais online.

Shoppings

No segmento de beleza, a loja o  Boticário do Shopping Cecomiz pretende fazer seu "bota fora" oferecendo aos seus clientes 60% de descontos em todos os produtos como maquiagens, perfumes e cuidados com o corpo. Com 250 itens sinalizados, a campanha da loja iniciou nesta sexta-feira (17), e vai até o final do mês. "Este ano pretendemos superar as vendas do ano passado, com a venda dos perfumes Malbec, Lili e Floratta, que são os que mais que saem nesta data", afirma a gerente da loja, Joseane Vasconcelos.   

Millennium Shopping

E com oferta de até 70% de descontos, os lojistas do Millennium Shopping já estão se mobilizando para oferecer descontos e facilidades de pagamento para os consumidores nestes dias da campanha Black Friday. "Neste ano cada lojista criou a sua própria companha ou aderiu à de sua franquia para incrementar as vendas e renovar o estoque para o Natal e Ano Novo. Itens de diversos segmentos, entre eles: eletroeletrônicos, bolsas, bijuterias, cosméticos e perfumaria farão parte da promoção mais esperada pelos consumidores", explicou o gerente-geral do Millennium Shopping, Miguel Christoph. Ele destaca que, apesar da campanha ter iniciado no Brasil pela internet, as melhores chances de compras continuam sendo diretamente nas lojas físicas, porque o consumidor conhece o produto, tira as dúvidas direto com o vendedor e, após a efetuar a compra, já leva o produto imediatamente para casa.

Ponta Negra

E também com descontos de até 70%, o Black Friday Shopping Ponta Negra acontece nos dias  24, 25 e 26 de novembro. Nestes dias o centro comercial realizará uma das liquidações mais esperadas do ano, quando as lojas, que aderiram a campanha, estarão sinalizadas com o adesivo da ação, ao oferecer descontos e facilidades de pagamento, em produtos de todos os setores.

"O varejo tem se mostrado bastante otimista com esta campanha e as marcas estão se mobilizando para praticar descontos surpreendentes. Essa é uma excelente oportunidade para o consumidor que vai levar para casa produtos de qualidade com preços baixos e para os lojistas que devem aquecer suas vendas de final de ano", destacou a gerente de marketing do Shopping Ponta Negra, Karla Henderson. Karla informa que vestuário, perfumaria, eletroeletrônicos, calçados e acessórios serão alguns dos destaques da liquidação, que é uma alternativa para antecipar a compra de presentes de Natal, tanto de itens de coleções passadas, como de lançamentos.

Sumaúma Park  

E entre os dias  24 a 27 deste mês, um outro centro comercial bem conhecido pelos moradores da zona Norte da cidade, o Sumaúma Park Shopping também irá oferecer desconto de até 70% na Black Friday. 

E ao longo dos quatro dias da promoção, a expectativa do shopping é de crescimento nas vendas em 6% em relação ao mesmo período de 2016, e de 10%, no fluxo de clientes."Realizamos a Black Friday desde 2015. Em 2016, repetimos a ação pois percebemos a aceitação positiva do público que aproveita para começar a adquirir os presentes de Natal de familiares, namorados e amigos", explica Cláudio Voso, superintendente do centro de compras. 

Para este ano, o Sumaúma estendeu em um dia a programação de descontos por conta do aniversário do shopping. "É uma forma dos frequentadores do mall se sentirem presenteados por mais um ano de intenso trabalho", adianta ele.

Amazonas Shopping 

Já no Amazonas Shopping, um dos centros comerciais mais antigo de Manaus, ofertas especiais estão sendo preparados para o Black Friday com descontos a partir de 40%. Com a proposta de  reforçar o guarda-roupas, trocar electrodomésticos e aproveitar para adiantar a compra dos presentes de final de ano dos seus clientes, a temporada 2017 da Black Friday do shopping acontece entre os dias 24 a 26 de novembro. 

Segundo o presidente da  Associação de Lojistas do Amazonas Shopping (Alasc), André Gesta, a expectativa é de que haja um aumento de 15% nas vendas durante a campanha em relação à  mesma data do ano passado.  

Já confirmaram presença lojas dos segmentos de vestuário feminino e masculino, eletrônicos, cosméticos, calçados e acessórios. Os números do shopping mostram que, no ano passado, o período promocional teve um crescimento nominal de 8,7% em comparação com o ano anterior, conforme o  Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA). "A Black Friday vem se consolidando cada vez mais no Brasil como uma data importante para o varejo. O consumidor passou a acreditar na proposta das campanhas para a data e a enxergar benefícios concretos na hora da compra", ressaltou o presidente da Alasc. Ao todo, 35 empreendimentos da BrMalls, administradora do Amazonas Shopping, participam da campanha este ano. 

Manauara Shopping

Outro shopping que promete não ficar de fora de uma das datas de liquidação mais importante do ano, a Black Friday, é o Manauara Shopping, um empreendimento Sonae Sierra Brasil, "Muitos consumidores aguardam essa data com ansiedade para realizarem suas compras de final de ano ou adquirirem algo que querem há muito tempo. O shopping estará preparado para a alta demanda que a data promete e vale a pena fazer compras nesse dia, pois os descontos serão realmente impactantes", assegurou o superintendente do Manauara Shopping, Fábio Deganutti.

Os preços estarão reduzidos em produtos desde vestuário, até eletrodomésticos, passando por calçados, papelaria, objetos de decoração e eletrônicos.

Origem

A Black Friday é a sexta-feira pós-Dia de Ação de Graças, data comemorativa dos Estados Unidos, quando as lojas realizam uma série de descontos e coincide com a 'inauguração' das compras de Natal.

Segundo historiadores, o termo foi usado, pela primeira vez, em setembro de 1869, quando os americanos Jay Gould e James Fisk tentaram tomar o mercado do ouro na Bolsa de Valores de Nova York. O governo foi obrigado a intervir para corrigir a distorção elevando a oferta da matéria-prima, fazendo os preços caírem e investidores perderam fortunas. No Brasil, a Black Friday foi incluída no calendário comercial do país, em 2010, quando os comerciantes vislumbraram mais uma oportunidade de potencializar suas vendas.

Veja mais notícias sobre Economia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/