Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Banpará abre primeiro ambiente totalmente digital do Brasil

Banpará abre primeiro ambiente totalmente digital do Brasil
Aposta em tecnologia é para melhorar serviços. Foto: Rodolfo Oliveira/Agência Pará
O Banco do Estado do Pará (Banpará) inaugurou nesta quarta-feira (15), o primeiro ambiente de banco totalmente digital do país no primeiro piso do Shopping Boulevard, em Belém. A ação é uma aposta nos novos conceitos de internet, tecnologia, modernidade e agilidade. No evento, estiveram presentes superintendentes, diretores, clientes e lojistas do shopping.

“Esta agência é full, ou seja, ela está apta a atender quase todos os tipos de serviços que os nossos clientes necessitam através de máquinas e equipamentos modernos. É o único banco no Brasil a oferecer este serviço. Com isso, passamos a ser referência no mercado financeiro”, explicou o presidente do Banpará, Augusto Costa.

O espaço conta com duas máquinas In Lobby Teller (ILT), tecnologia inédita no Brasil, que representa um novo modelo de atendimento para o setor bancário. Com as ILTs, o cliente pode escolher por usar a máquina sem ou com interação de um operador da instituição bancária. A máquina é equipada com scanner para leitura de documentos, dispensador de moedas, dispensador de cédulas e espaço para depósito de cheques.

Podem ser feitos depósitos mistos em moedas e cédulas, utilizando os dispensadores específicos. A máquina permite o pagamento de contas utilizando cédulas e moedas. A máquina também passa troco no pagamento de contas. O equipamento efetua a troca de moedas por cédulas, e vice-versa, sem necessidade de envelope.

Já no caso de cheques, mesmo os preenchidos manualmente são colocados em um local específico, no qual a máquina faz a leitura dos dados e o depósito. O crédito em conta obedece ao prazo normal de compensação bancária.

Além das máquinas ILTs, o Espaço Conceito é equipado com duas máquinas de autoatendimento, que recebem depósito em cédula da mesma forma que as ILTs, com crédito imediato em conta corrente, e também imprimem cheques e cartões do banco.

No caso dos cartões, trata-se de uma importante funcionalidade. Hoje os clientes do Banpará precisam ir à agência de origem retirar os cartões de crédito e débito. Com o Espaço Conceito, o cliente de qualquer agência poderá retirar o cartão nas máquinas.

Cláudia Veneto é cliente pessoa jurídica na agência Banpará do bairro do Telégrafo, em Belém. Ela foi uma das primeiras clientes a conhecer a novidade. “Isso vai ser bom demais! Vamos poder resolver nossas coisas de forma digital, rápida. Gostei da inovação”, comemorou.

O analista de sistemas Heronildo Santos, cliente da agência Castanheira, aproveitou a oportunidade e experimentou as máquinas novas. “Excelente. Essa novidade coloca o banco em outro patamar. Agora ele está entre os melhores em termos de atendimento com o cliente”, pontuou.

Atendimento personalizado

O espaço também oferece duas salas de atendimento assistido, equipadas com aparelhos de videoconferência, mesa e cadeiras, dotadas de isolamento acústico e visual. Nas salas, o cliente terá atendimento personalizado, exatamente como se estivesse em uma agência conversando com um gerente de conta.

Para os clientes que ainda não se sentirem confortáveis para usar as novas máquinas, o espaço contará com três caixas eletrônicos convencionais. Inicialmente, atendentes auxiliarão os clientes na utilização das máquinas e novas instalações.

Palestra

A programação contou, inicialmente, com a palestra 'Inovação: a criatividade na era digital', do jornalista e apresentador Marcelo Tas. Durante uma hora, ele falou das mudanças de hábitos existentes. Hoje em dia, segundo Tas, é impossível ignorar o fato de que o digital já tomou conta do mundo e que sobreviverá a pessoa que souber se adequar ao novo meio.
Marcelo Tas palestrou na abertura. Foto: Rodolfo Oliveira/Agência Pará
“A revolução digital muda bastante a maneira e a velocidade com que a gente se relaciona, isso dá medo, porque cria novos perigos. Eu quero que as pessoas reflitam sobre esta oportunidade que o digital gera de se ficar mais próximo de quem a gente atende, como nunca houve antes na história. O Banpará está sendo vanguardista nisto”, opinou. 

Veja mais notícias sobre Ciência e Tecnologia.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/