Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Avião faz pouso forçado de barriga na pista do Aeroporto de Manaus e deixa passageiros em pânico

Avião faz pouso forçado de barriga na pista do Aeroporto de Manaus e deixa passageiros em pânico
Era 11h57 da manhã deste sábado (15), e o vôo 5914, da MAP Linhas Aéreas, aeronave modelo ATR 42, prefixo PR-MPN, que decolou do Aeroporto Internacional de Manaus com destino à Carauari, interior do Amazonas, minutos depois retornou e fez um pouso de emergência, de barriga na cabeceira da pista do aeroporto. 34 pessoas estavam na aeronave e duas pessoas tiveram ferimentos leves.


Segundo nota da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a aterrissagem da aeronave ocorreu às 12h08, depois que apresentou problemas técnicos.
Foto:Acervo Pessoal/Darlém Maia

Um dos passageiros, o estudante e direito Darlém Maia, de 24 anos, relatou à equipe do Portal Amazônia os momentos de pânico vividos dentro da aeronave.


"A gente tava perdendo a vista do que era cidade, passando a ponte jornalista Phellipe Daou, estávamos nas nuvens, literalmente, quando as pessoas começaram a perceber que a aeronave começou a balançar, e dar sinais de pane, e em um momento algo apitou, como um sinal de alerta. E em nenhum momento o piloto ou os comissários alertaram os passageiros de que estávamos em risco. As pessoas que perceberam e começaram a falar que o avião estava caindo, e que íamos descer no rio. Eu tentei ficar calmo e não me desesperar, mas as pessoas começaram a se desesperar. Aí o avião começou a descer rápido e as pessoas começaram a se desesperar mais ainda, foi quando houve o impacto na ponta da pista. Deu tempo de voltar para o aeroporto", conta.


Sobre ter percebido algo diferente no voo, Darlém lembra que a temperatura estava alta dentro da aeronave.


"Não havia fumaça, mas estava muito quente dentro do avião. Eu até comentei com um amigo que eu estava suando demais", lembra.


Após o pouso forçado, houve pânico entre os passageiros.


"Com a queda, os passageiros ficaram em pânico, pois o avião começou a apresentar sinais de fumaça, incêndio, e as comissárias alertaram a gente do risco de explosão. A comissária da frente se nengou a abrir a porta da saída de emergência, mesmo a gente gritando pedindo para ela abrir, e um amigo meu se exaltou e ela não abriu e ela disse que não poderia abrir. E então a comissária de trás abriu a porta de entrada da escada e todo mundo correu para pular da aeronave, e houve muito tumulto pelos empurrões, crianças chorando, e mulheres gritando, desmaios, e teve uma mulher que caiu e se machucou, quando a gente tava indo para a mata, se distanciando do avião. Iisso não foi pouso forçado, foi queda mesmo, nenhuma roda foi ativada, caímos de barriga na pista", lembra.


Veja vídeo após a queda da aeronave:





Na mata, os passageiros se abrigavam para fugir do risco de incêndio e acompanharam o corpo de bombeiros fazendo o rescaldo do avião.


"Minutos depois da queda do avião, o Corpo de Bombeiros começou a jogar água, para evitar o incêndio e estávamos nas áreas de mata do aeroporto acompanhando, e um tempo depois mandaram um ônibus para buscar a gente nas proximidades da pista", conta.


Sobre o atendimento de socorro prestado pela MAP, Darlém conta que receberam os auxílios, mas foi demorado.


"A MAP, depois de quase uma hora que o ônibus da Infraero tinha ido buscar a gente na pista e nos deixado no saguão de embarque, apareceu com uma representante da empresa para nos prestar assistência com hotel, alimentação e voucher para táxi, mas no avião não, eles não nos avisaram nada dentro da aeronave, mesmo nós, passageiros, perguntando para a tripulação", conta Darlém.
Foto:Acervo Pessoal/Darlém Maia
As duas pessoas feridas receberam os primeiros socorros ainda no Aeroporto, e foram encaminhadas para atendimento médico.


Em nota, a MAP Linhas Aéreas, informou que a houve um pouso de emergência da aeronave por problemas técnicos, e que o piloto seguiu todas as normas padrão para o tipo de ocorrência, agindo corretamente dentro dos procedimentos internacionais de segurança de voo, e não houve maiores incidentes. Também que prestou os atendimentos necessários aos passageiros que serão realocadas em um novo voo, neste domingo (16).


As causas do acidente serão investigadas pelo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII), órgão da Força Aérea Brasileira (FAB).


A Infraero informou, por meio de nota, que com o pouso de emergência, a pista do Aeroporto de Manaus está fechada, até que haja a remoção completa da aeronave, prevista para a noite deste sábado (15).


Até o fechamento desta matéria, voos que chegariam foram transferidos para outros Aeroportos e pelo menos cinco voos que decolariam de Manaus foram cancelados.

Mais informações sobre a situação dos voos e liberação das pistas podem ser consultados em https://voos.infraero.gov.br.

Veja mais notícias sobre Sem Categoria.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/