Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Arena da Amazônia vai receber final do Amazonense de Futebol Americano

Arena da Amazônia vai receber final do Amazonense de Futebol Americano
Para comemorar os 10 anos do surgimento do Futebol Americano no Amazonas, o estádio que foi palco da Copa do Mundo e das Olimpíadas, vai abrir seus portões e dedicar seu gramados pela primeira vez à final do Manaus Bowl. A briga pelo título do estadual envolve um combate inédito entre Manaus Broncos X North Lions, e acontece na próxima quinta-feira, dia 22, às 20h, sendo a entrada 1kg de alimento ou brinquedo. 

“Desde que eu entrei no movimento do FA nós jogamos em campos menores e vir atuar num gigante desses assusta um pouco, mas é um sonho que está se realizando e que está animando a todos. O dia 22, com toda certeza, será um dia histórico para o esporte”, comentou o presidente do Manaus Broncos, Renner Silva, ao frisar que aguarda mais de três mil pessoas para a decisão e que vai investir bastante em treinamento para se adaptar da melhor maneira à Arena da Amazônia.
Arena Recebe jogadores do Futebol Americano. Foto: Mauro Neto/Sejel

“Atualmente, nós temos um local de treino específico, que fica no Núcleo 15 da Cidade Nova, e tudo que pudermos fazer para melhorar nossa adaptação, vamos fazer, pois é uma oportunidade única e queremos mostrar o nosso melhor”, comentou Renner, ao destacar dois jogadores do adversário que precisam ser batidos, o quarterback Binho e o running back Cadu. “Estamos estudando bastante o Lions, mas com toda certeza nosso foco é no Binho, que é muito inteligente, e no Cadu, que tem um talento nato para o esporte”, destacou.

Para o titular da Sejel, Fabricio Lima, a decisão do Manaus Bowl na Arena da Amazônia será cercada por muita curiosidade, mas também servirá de experiência para a administração do estádio. Além disso, a ideia do Secretário é democratizar a Arena, provando que o termo multiuso deve ser encarado com comprometimento e que rende bons frutos à população.

“Eu penso que a Arena da Amazônia é a casa do futebol, mas também pode ser de outros esportes. E a final do Estadual do Futebol Americano será um marco, e estamos fazendo todos os estudos e teremos todos os cuidados necessários para não agredir a grama. O Manaus Bowl será o último evento onde o gramado da Arena será utilizado e nosso engenheiro, após a competição, vai poder avaliar as condições do nosso campo e como podemos administrar este tipo de evento, com os do futebol, sem prejudicar os calendários e forçar o material”, disse Lima, ao afirmar que todos os alimentos e brinquedos arrecadados serão doados à entidades.

Jogadores conhecem o campo da Arena da Amazônia. Foto: Mauro Neto/Sejel
Para o presidente do North Lions, Lucas Alencar, o local da decisão foi recebido como um presente antecipado de Natal. E a missão, agora, é focar na conquista do primeiro título para a equipe. “A Arena foi um presente do secretário Fabricio Lima. Vamos trabalhar, panfletar e divulgar ao máximo para que dia 22 este estádio possa receber muitos torcedores e admiradores do futebol americano. O Broncos é um time bastante forte, mas queremos surpreender e estamos analisando o adversário a todo momento. Quem vier, vai gostar muito e espero que o evento conquiste mais adeptos”, destacou.

Para o experiente coach e quarterback do North Lions, Binho Menezes, esta não será a sua primeira atuação num estádio. Pelo contrário, em 2009, ele atuou pelo Cavaliers no antigo estádio Vivaldo Lima. A sensação nunca foi esquecida e a emoção deve se repetir novamente. Por isso, a ordem é aproveitar ao máximo a competição.
 
“Eu digo que é o mesmo local, só que de roupa nova. Já joguei no Vivaldo Lima e também na Vila Belmiro (Santos), onde tivemos acesso ao armário fechado do Pelé. Ou seja, é algo que fica na memória para sempre e há dez anos este livro do Futebol Americano vem sendo escrito e um novo capítulo começa novamente com a Arena da Amazônia. Os times tem números expressivos e parecidos, tanto de Touchdowns feitos e sofridos, e não existe um favorito. O Broncos surpreendeu por estar na final, mas mostrou sua competência e deve ser respeitado. E independente de quem ganhar, a nossa maior conquista é poder estar vivenciando isso”, destacou Binho.

Números

Em 2016, a decisão do 11ª Estadual comemora 10 anos do surgimento do Futebol Americano no Amazonas. O esporte iniciou em janeiro de 2006 com quatro times, sendo o extinto Manaus Hunthers, Cidade Nova Cavaliers (Manaus Cavaliers - Cavs), o extinto Monkeys e o Amazon Blackhawks.

Nesta temporada, seis times participaram do Amazonense, sendo Cavs (cinco vezes campeão), Amazon Black Hawks (três vezes campeão), Ajuricaba Warriors (uma vez campeão), Manaus Broncos (0 títulos), o North Lions (0 títulos), Lobos FA (0 títulos). Para a decisão, serão 60min divididos em 4 tempos de 15min.

Times disputam pela primeira vez o campeonato na Arena da Amazônia. Foto: Mauro Neto/Sejel
Manaus Bowl 

O Manaus Bowl é organizado pela Federação Amazonense de Futebol Americano (FEAMFA). A competição é dividida em dois turnos, a melhor equipe vai direto para a final, 2º lugar vai para Semi Final, 3º lugar e 4º lugar vão para o Wild Card e o vencedor joga com o semi finalista, de onde sai o outro finalista para disputar o título. 

Curiosidades

O Amazonas é o primeiro Estado a jogar com equipamento completo (full pad,): capacete (helmet), ombreiras (shoulder pad) e caças com proteção. 

Esta não é a primeira vez que a decisão do Amazonense será num estádio da capital amazonense. Em 12 de dezembro de 2009, o Manaus Bowl ocorreu no antigo Vivaldo Lima, o Vivaldão, com o jogo entre Cavs x Black Hawks. Na época, o Black conquistou seu primeiro título.

O esporte

Futebol americano, conhecido nos Estados Unidos simplesmente como football, é um esporte de equipe e de contato que surgiu de uma variação do rugby e que recompensa a velocidade, agilidade, capacidade tática e força bruta dos jogadores que se empurram, bloqueiam e perseguem uns aos outros, tentando fazer avançar uma bola em território inimigo durante uma hora de tempo de jogo, que se transforma em três ou quatro de tempo real.

Veja mais notícias sobre Esportes.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/