Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024
A

Angelim Vermelho

Foto: Reprodução/Museu da Amazônia

Angelim (Dinizia excelsa Ducke) é uma árvore encontrada na região amazônica e ao Sul da Guiana. Prefere solos de natureza sílico-argilosa, em matas primárias, cujo dossel atinge grandes alturas, por vezes ocorrendo de forma gregária Sul da Guiana.

Conhecido como Angelim vermelho, angelim verdadeiro, angelim pedra verdadeiro, fava-grande, faveira-dura e faveira-ferro, angelim falso, faveira preta, kuraru, parakwa.

A árvore tem 88 metros de altura – algo equivalente a um prédio de 24 andares. Sua altura é um recorde para a Amazônia brasileira, que ainda não tinha registrado nenhuma árvore com mais de 70 metros de altura. O angelim vermelho é dono do recorde de árvore mais alta da Amazônia. O mundial é uma sequoia-vermelha dos Estados Unidos, de 115,7 metros (38 andares). O tropical é uma shorea faguetiana de 100,8 metros, na Malásia.

Pode ser usada em aplicações externas, como postes, pontes, mourões, estacas, esteios, cruzetas, dormentes e defensas; em construção civil e naval, em vigamentos, caibros, ripas, tacos e tábuas para assoalhos. marcos de portas e janelas, paredes divisórias, degraus de escadas, cabos de ferramentas e implementos agrícolas, carroceria e vagões de trem: em chapas decorativas e obras portuárias.

Veja mais notícias sobre A.

 

Comentários: 2

Fabiano Dantas em Terça, 09 Março 2021 17:30

SOU DE SP .ONDE EU ENCONTRO CASCA DE ANGELIN VERMELHO

SOU DE SP .ONDE EU ENCONTRO CASCA DE ANGELIN VERMELHO
FABIANO em Terça, 09 Março 2021 17:34

BOM ,SEM PRECISAR IR NA AMAZONIA RSRSRS.

BOM ,SEM PRECISAR IR NA AMAZONIA RSRSRS.
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/