Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Aluna do Marajó defende Trabalho de Conclusão de Curso em casa

Aluna do Marajó defende Trabalho de Conclusão de Curso em casa
Durante o curso de Licenciatura de Letras, a professora Ceciane da Costa engravidou, mas não teve um final de gestação fácil, principalmente pelo risco de eclampsia, que é uma complicação em função de pressão alta, e pode causar convulsões e outras más condições durante ou logo após a gestação.

Com essa situação de risco, Ceciane, que mora em Muaná (Ilha do Marajó), mas fazia o curso em Belém, decidiu apresentar esse fato à coordenação da Faculdade de Letras, da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Belém, pois queria concluir a graduação em tempo hábil, assim como os colegas.

"Mesmo com os problemas durante a gravidez eu ainda pude ir à UFPA, em Belém, para as orientações, e daria tempo para eu defender minha monografia, mas minha filha nasceu prematura, aí não pude fazer mais a apresentação do trabalho e isso me deixou muito preocupada, pois meus colegas já estavam fazendo suas defesas", disse.  
Foto: Acervo Pessoal / Ceciane da Costa
Quando a pequena Alícia nasceu, Ceciane entrou em contato com a Universidade, e relatou a condição em que estava, o pós-parto, e logo recebeu a notícia de que poderia defender a monografia em sua própria casa, sem que houvesse o deslocamento de Muaná para Belém (em torno de 5h de navio), e que os professores iriam até onde ela morava.

"Como a monografia estava pronta, só esperando a defesa, os professores vieram na mesma semana em que fui avisada da vinda deles, e eu pude apresentar a pesquisa, tendo como platéia meus familiares e amigos. Isso foi muito emocionante para mim, me senti maravilhada com a oportunidade de receber meus professores em minha casa", disse.

Para a orientadora, professora Elizabete Vidal, esse momento foi só orgulho. "Eu senti uma sensação de bem aventurança. São momentos como este que fazem a vida valer à pena. Muita emoção, muita gratidão pelo dom da vida. A vida da pequena Alícia (filha de Ceciane) que conseguiu esse encontro inesquecível!", disse.  
Foto: Acervo Pessoal / Ceciane da Costa
Ceciane tem 35 anos e é mãe de outras duas meninas, além da pequena Alícia. O título do trabalho apresentado foi "NARRATIVAS ORAIS: identidade Marajoara no Município de Muaná", que lhe rendeu o conceito de excelência. Ceciane atuava como professora de Inglês na zona Rural de Muaná. Com a graduação em Letras, título obtido junto ao Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor), pela UFPA, atuará como professora de Língua Portuguesa na sede do município.

Veja mais notícias sobre Variedades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/