Manaus 30º • Nublado
Terça, 16 Abril 2024

Programação celebra 237 anos da Fortaleza de São José, em Macapá

Programação celebra 237 anos da Fortaleza de São José, em Macapá
Está pronta a programação de aniversário dos 237 anos da Fortaleza de São José de Macapá. Serão dois dias de atrações que iniciam no domingo (17) e continuam na terça-feira (19), data em que a fortificação foi inaugurada.

No domingo, a celebração começa com a imagem de São José, padroeiro do Amapá, sendo recebida por devotos na Fortaleza.

Na terça-feira, o dia será dedicado à comemoração de aniversário, com o corte do bolo, apresentações de artísticas, aulas de dança e brincadeiras lúdicas voltadas ao público infantil.

Além disso, durante a semana de aniversário também acontecerá uma exposição fotográfica da antiga Macapá e da extinta Guarda Territorial.


História

Um dos principais símbolos de Macapá, a Fortaleza de São José foi inaugurada pelos portugueses no dia 19 de março de 1782, com o propósito de defender a margem esquerda do Rio Amazonas, na então colônia, das possíveis investidas francesas de conquistar a região amazônica.

Construída com mão de obra escrava em uma área de quase 30 mil metros quadrados, a edificação foi tombada em 22 de março de 1950 pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (Iphan).

Atualmente, além ser o ponto turístico preferido dos macapaenses, o entorno do lugar é usado pela população nos momentos de lazer para fazer piqueniques e praticar atividades físicas.

Veja mais notícias sobre Agenda.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/