Manaus 30º • Nublado
Quarta, 10 Agosto 2022

"Sudam nos Estados": última rodada de discussões sobre os novos caminhos para a Amazônia Legal é realizada em Belém

Na última rodada do projeto 'Sudam nos Estados - Diálogos com quem promove o desenvolvimento regional na Amazônia Legal", a Superintende da Sudam, Louise Caroline Campos Löw e o governador Helder Barbalho reuniram-se com técnicos do Poder Executivo Estadual para debater uma pauta com o objetivo de estabelecer um novo modelo de desenvolvimento para Amazônia. Analisaram as possibilidades para celebração de convênios, parcerias e ações conjuntas para o desenvolvimento regional do Estado e da região. A agenda pública foi realizada na sede do Governo do Estado, no Palácio dos Despachos, em Belém.

Durante a reunião técnica de trabalho também foi realizado um balanço sobre as ações conjuntas já realizadas e as que estão em andamento. O governador Helder Barbalho ressaltou a importância estratégica da Sudam para atuar alinhada com os estados neste momento em que se busca um novo modelo de desenvolvimento.

"Importante que possamos auxiliar no fortalecimento da Sudam para que cada vez mais ela atue na contribuição do desenvolvimento dos estados. Saibam que o Governo do Pará está pronto, à disposição e sempre desejoso para que a Sudam esteja ao nosso lado, em favor dos amazônidas, que moram no Pará, e que possamos fazer cada vez mais fazer da agenda do desenvolvimento, da geração de empregos e da transformação social, principalmente, neste momento em que estamos debatendo qual o modelo queremos para o futuro", relatou

Foto: Rodrigo Pinheiro / Agência Pará

 O projeto "Sudam nos Estados – Diálogos com quem promove o desenvolvimento regional na Amazônia Legal", passou por oito estados da Amazônia Legal e encerrou no Pará a itinerante. "Além de levar nossos instrumentos de trabalho para o conhecimento de todos, também buscamos ouvir as demandas e assim modularmos nossas ações", explicou a superintendente da Sudam, Louise Caroline Campos Löw.

A superintendente destacou as ações conjuntas com o Governo do Estado. "Temos um convênio em andamento para realizar toda reestruturação do Porto de Icoaraci. Isso está em andamento e em análise na Sudam. É uma grande vitória do Estado que vai melhorar a qualidade de vida da população e trazer mais geração de emprego e renda. Além disto, temos outros projetos em andamento como, por exemplo,uma revitalização na ladeira do Castelo em Belém", adiantou.

O projeto "Sudam nos Estados" promoveu vários encontros técnicos para coletar subsídios e propor medidas que facilitem o acesso dos estados, municípios, setores produtivos e outros atores aos recursos federais, por meio dos instrumentos de ação da Superintendência. Informações e propostas sobre a execução de convênios e projetos estratégicos que possam melhorar a qualidade de vida da população foram assunto central das rodadas.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), José Fernando Gomes Júnior, ponderou a importância na relação institucional da Sudam com o setor produtivo e órgãos públicos estaduais.

"É de fundamental importância essa relação entre os poderes executivos junto com a Sudam. Hoje é o congraçamento de toda essa articulação. A Sudam visitou os nove estados onde atua. Isso demonstra a retomada da Sudam para o desenvolvimento da região e do nosso Estado", avaliou o secretário.

Veja mais notícias sobre Pará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 10 Agosto 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/