Manaus 30º • Nublado
Quarta, 22 Setembro 2021

Conheça uma das maiores espécies de centopeia do mundo

A Centopeia-gigante-amazônica, de nome científico Scolopendra gigantea é a maior centopeia dentro do gênero Scolopendra e pode ser localizada em grande parte da Amazônia Internacional, como na Colômbia, Suriname, Venezuela e em partes da América Central, como na costa caribenha e em Aruba

O Portal Amazônia entrevistou o doutor em zoologia e especialista em lacraias, Amazonas Chagas Júnior, que trás informarções sobre a espécie.

Foto: Divulgação/BioDiversity4All

A centopeia gigante se alimenta de uma grande variedade de animais, principalmente invertebrados terrestres como insetos, aracnídeos e vermes de solo. 

A centopeia também consegue ingerir animais de porte maior que o próprio tamanho: anfíbios (sapos) e até mesmo serpentes.

Estes animais possuem uma má visão, se guiando por quimiorreceptores (sensíveis a estímulos químicos). O biólogo e especialista nesse tipo de espécies, Dr. Amazonas Chagas, afirma que estes receptores possuem várias funcionalidades além da locomoção, como a reprodução e alimentação "No caso da alimentação, elas utilizam esses quimiorreceptores para localizar e identificar a presa. São localizados principalmente nas antenas, na superfície do corpo e dos apêndices locomotores.", afirma o pesquisador.

Foto: Divulgação/BioDiversity4All

Tamanho

Em relação ao tamanho, podem chegar a 30 centímetros de comprimento, apresentando o corpo com mais de 20 segmentos, cada um com um par de pernas. As duas patas dianteiras atuam como mandíbulas afiadas que inoculam veneno em suas vítimas. Podem ser usados tanto para defesa pessoal quanto para matar suas presas.

Veneno

Como não possuem registros de aparição no Brasil, o pesquisador Amazonasrelata que a ação do seu veneno não é conhecida na região "em estudos com outras centopeias no Brasil as manifestaçães mais comuns são: eritema, edema, hemorragia local discreta, queimaduras, cefaleia e dores intensas", descreve. 

Nas regiões com ocorrências da centopeia gigante amazônica, o veneno pode ser fatal para animais pequenos e provocar febre, dor intensa e fraquezas em humanos. 

Foto: Divulgação/BioDiversity4All

 Lugares onde é encontrada

Os locais mais comuns da centopeia gigante da Amazônia ser encontrada são em serrapilheira das florestas, em baixo de troncos e pedras. No ambiente urbano podem ser encontradas em entulhos nos quintais das casas, nos jardins, em baixo de vasos de plantas. Amazonas Chagas informa que nas regiões de ocorrência dessa espécie é importante manter os quintais e jardins sempre limpos e evitar guardar entulhos.

Veja mais notícias sobre Amazônia Internacional.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 23 Setembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/