Manaus 30º • Nublado
Segunda, 06 Dezembro 2021

Fundação Rede Amazônica e Instituto Soka promovem eventos pela Semana Nacional De Ciência & Tecnologia 2021

Captura-de-Tela-2021-10-20-as-09.21.3_20211020-132955_1
Aplicativo “Tree Earth” faz controle e monitoramento de plantios de mudas no estado do Amazonas. — Foto: Reprodução

Nos dias 20 e 21 de outubro, a Fundação Rede Amazônica e o Instituto SOKA promovem em Manaus atividades com o objetivo de fomentar discussões sobre ciência e inovação tecnológica. A ação acontece durante a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que tem como tema "A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta".

No dia 20 de outubro, a partir das 9h, será realizado o VI Seminário Águas da Amazônia, com palestras de Thiago Terada, CEO da Águas de Manaus, com o tema 'Buscando eficiência na Gestão dos Recursos Hídricos no cenário Urbano'. Haverá também a apresentação do Dr. Sávio Filgueiras Ferreira, pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), que abordará 'O efeito da expansão urbana da cidade de Manaus nos igarapés'.

No evento também será lançado o aplicativo "Tree Earth", uma iniciativa do Instituto SOKA em parceria com a empresa EVS Academy e a Fundação Rede Amazônica para controle e monitoramento de plantios de mudas no estado do Amazonas.

"O Tree Earth nasceu da necessidade de suporte e registro tecnológico do plantio das mudas feito pelo Instituto SOKA. A partir desta ideia inicial outras funcionalidades foram agregadas, tais como o registro digital das mudas com fotos e dados sobre evolução e localização por GPS", explica o professor Vicente Tino, idealizador e CEO da EVS Academy, sobre o conceito do aplicativo.

"Outra funcionalidade é o cálculo de consumo e resgate de carbono de cada árvore, agregada à possibilidade de certificação oficial, como um 'registro de nascimento' de cada muda. Isso permite que sejam contadas as histórias e evolução de todas as árvores plantadas, criando uma cultura de tecnologia e comunicação voltadas para educação e consciência ambiental".

O evento será online com transmissão pelo Youtube do Instituto SOKA. Para inscrições acesse o link https://doity.com.br/vi-seminrio--guas-da-amaznia

Também no dia 20 de outubro será realizada uma Oficina de Impressão 3D com crianças e adolescentes de uma escola municipal em parceria com Fab Lab Manaus, como parte do projeto "Sementes de Inovação", da Fundação Rede Amazônica. As atividades acontecerão na sede do Instituto SOKA e têm por objetivo iniciar as crianças no mundo da impressão 3D, mostrando seu funcionamento e criação de modelo para impressão.

Alessandro Dias, Coordenador de Inovação da Fundação Rede Amazônica, fala sobre o parceiro Fab Lab Manaus:

"O Fab Lab Manaus é um laboratório de fabricação digital e prototipagem que atua desde 2016 com o objetivo de apoiar a criatividade e o desenvolvimento de novos projetos colaborativos através do acesso a equipamentos e conhecimento, e tem como propósito transformar pessoas através da aprendizagem, colaboração e tecnologia, democratizando o acesso a tecnologias digitais para criar 'quase' qualquer coisa."

Em 21 de outubro, as atividades acontecerão na sede do Grupo Rede Amazônica, também como parte do projeto Sementes de Inovação, com crianças e adolescentes da rede municipal de ensino. Os jovens vão conhecer as instalações da Rede Amazônica em uma visita guiada, além conversar com os apresentadores para um bate papo sobre televisão. Essa atividade, além da participação na Semana de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia, marcará as comemorações do Dia da Criança.

Marcya Lira, Diretora Executiva da Fundação Rede Amazônica, fala sobre a importância de eventos que aproximem a temática de Ciência & Tecnologia do cotidiano da população e despertem a consciência ambiental:

"Um dos pilares da Fundação Rede Amazônica, visa incentivar práticas de inovação, tecnologia e empreendedorismo. Discutir ciência sob o ponto de vista da inovação para a melhoria do planeta se conecta muito com o que acreditamos e, sem dúvida, toda essa discussão passa pela conscientização do indivíduo, por isso é tão importante a prática da educação ambiental que é o que se propõe a Fundação Rede Amazônica junto com o Instituto Soka", diz.

Digite seu texto aqui...

Veja mais notícias sobre Amazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 06 Dezembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/