Manaus 30º • Nublado
Quinta, 27 Janeiro 2022

Turistas recomendam Manaus como destino de férias

Turistas recomendam Manaus como destino de férias
Considerando a pesquisa do Instituto Fecomércio  de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM) realizado para o mês de outubro, com aplicação em novembro de 2017 a investigação para analisar o Comportamento do Turismo na Região Metropolitana de Manaus, com o objetivo de traçar o perfil do turista que visita a região, e ao mesmo tempo, conhecer suas opiniões sobre os serviços prestados por profissionais e estabelecimentos ligados ao setor.
Esse trabalho é constituído de elementos que permitirão a todos os agentes envolvidos com o turismo amazonense conhecer seu cliente, dando a possibilidade de formular estratégias de negócios que possibilitem a obtenção de  uma posição sólida nesse mercado, que a cada dia se mostra mais competitivo. O conceito de turista utilizado pela pesquisa são todas as pessoas não residentes na Região Metropolitana de Manaus, e que permaneceram na cidade por mais de 24 horas, para fins de passeios, negócios, congressos, movimentos culturais, religiosos, visitando parentes ou amigos.
Foto: Chico Batata/Cedida
A pesquisa conta com dois tipos de questionário, um para entrevistas com os turistas e outro para entrevistas com os gerentes ou donos de estabelecimentos ligados diretamente ao turismo. Os questionários foram formados por questões fechadas contendo também questões abertas, permitindo com isso que os entrevistados possam manifestar suas opiniões. Na indagação com os gerentes ou donos de estabelecimentos ligados diretamente ao turismo, foram realizadas 90 entrevistas, por meio de uma amostragem de conveniência. Já em relação ao turista, foi calculada uma amostra com margem de erro de 5,0% e nível de confiança de 95%, totalizando 385 entrevistas, divididas proporcionalmente em 158 para turistas de origem Nacional e 227 de origem Estrangeira.
Na composição da amostra, ainda se levou em consideração os diferentes continentes e as diferentes regiões do país, de forma a obter uma amostra estratificada de todos os continentes e regiões do Brasil, com dados fornecidos pela Empresa Estadual de Turismo – Amazonastur.
O trabalho foi desenvolvido de acordo com uma sistemática mais preocupada com a praticidade e objetividade, ficando a critério do leitor estabelecer considerações e análises do teor. Procurou-se ainda enfatizar os dados obtidos por meio de uma apresentação gráfica de fácil leitura e compreensão.
Na avaliação dos gerentes e empresários ligados ao turismo na Cidade de Manaus, o nível de ocupação das unidades habitacionais no mês de outubro, comparado a setembro de 2017, foi igual para 81,8% e superior para 18,2% dos entrevistados. As maiores dificuldades relatadas pelos gerentes e empresários do setor para alavancar o turismo na cidade de Manaus é a falta de infraestrutura do município, melhor divulgação do município no Brasil e exterior, ausência de eventos culturais/empresariais, infraestrutura aeroportuária e falta de incentivos fiscais.
Amigos, parentes e internet foram os principais responsáveis por induzir os turistas de origem nacional a visitar Manaus. Segundo 57,9% dos turistas de origem estrangeira a viagem à cidade de Manaus atendeu plenamente suas expectativas. Na opinião do turista de origem nacional, a insatisfação com o transporte público ficou em 63,2%. Já 57,9% dos turistas estrangeiros responderam que provavelmente irão recomendar a cidade de Manaus como rota turística.

Veja mais notícias sobre Turismo.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 27 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/