Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Tchibum: lagos e lagoas para curtir na Amazônia

lago-do-robertinho

O sol da região amazônica pede um mergulho, não é? Além dos rios e igarapés, a Amazônia conta com lagoas (menores, mais localizadas) e lagos (maiores e mais abrangentes) perfeitos para dar aquele 'tchibum' e "ficar de bubuia". O Portal Amazônia encontrou alguns locais para aproveitar esses atrativos. Confira:

Lagoa Azul do Amazonas

A cidade de Presidente Figueiredo, no Amazonas, é famosa por suas dezenas de cachoeiras. Mas uma lagoa localizada no município também chama atenção de muitos turistas pela raridade. O motivo da curiosidade dos visitantes é a coloração azul. Normalmente, as águas na Amazônia apresentam cores barrentas ou escuras. A paisagem é tão marcante foi batizada como 'Lagoa Azul'.

Ela fica na comunidade Boa Esperança, no KM 120 da rodovia BR-174, que liga Manaus a Boa Vista, em Roraima. Para chegar ao local, é necessário percorrer oito quilômetros em estrada de barro ramal a dentro.

Foto: Reprodução/Instagram

Lago do Robertinho 

O Lago do Robertinho é um balneário de águas transparentes no meio do cerrado de Roraima. Localizado a 50 km da capital Boa Vista, o lago atrai muitas pessoas em busca da beleza e lazer.

A cidade mais próxima é a capital Boa Vista, a 50 km de distância. O acesso é pela BR 174, sentido Pacaraima, e depois por uma estrada de terra. Na BR 174 tem uma placa indicando a entrada para a estrada de terra. Todo o caminho é sinalizado e fácil de chegar.

O local cobra uma taxa simbólica por pessoa para entrada e conta com atrações como SUP, tirolesa, andar a cavalo, dentre outros (pagos fora a parte do valor da entrada).

Foto: Reprodução/Governo de Roraima

Lagos dos Lençóis Maranhenses 

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, localizado no litoral oriental do Estado do Maranhão, é o principal destino indutor do turismo local. Caminhar sobre as areias brancas do maior campo de dunas do Brasil, se refrescar em lagoas de água cristalina e observar o pôr-do-sol são experiências únicas para os turistas.

O melhor período para visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses vai de maio a setembro, mas a unidade está aberta a visitação o ano inteiro, de segunda a segunda, das 8h às 18h.

As principais cidades que dão acesso ao Parque são Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão, mas há acesso também por Humberto de Campos e Primeira Cruz. O principal acesso é pela rodovia MA-402, com asfalto em boas condições de tráfego.

Foto: Reprodução/Governo de São Luís

Lago do Caracaranã

Localizado no município de Normandia (RR), o atrativo é um dos principais pontos turísticos do estado, com praias, areia fina e águas transparentes com temperatura agradável em todas as horas do dia. No destino ainda é possível observar animais como garças, andorinhas e tamanduás.

O lago já foi, inclusive, cenário de filmes e inspiração para a composição de canções. Para quem curte um ambiente tranquilo e sossegado e em contato direto com a natureza, é o local ideal.

Foto: Gildo Júnior/Bora de Trip

Lagoa da Lua

Outra 'Lagoa Azul' que ganhou destaque é a do Tocantins. A cerca de 25 km da cidade de Cuiabá, a Lagoa da Lua, também é chamada de 'Lagoa Azul' e é ponto para mergulho e descanso. 

Tem cerca de 8 metros de profundidade e algumas espécies de peixes. Há também a 'Lagoa Encantada', nas margens do Rio das Mortes, onde dá para fazer flutuação. 

Foto: Reprodução/Facebook

Lagoa do Japonês

A Lagoa do Japonês está a 240 km de Palmas e a 35 km do centro de Pindorama. De água esverdeada e translúcida, a lagoa é ampla e com dois acessos para entrada na água por meio de um deck. A parte azul turquesa dela está para a direita, na entrada da gruta, e é a parte mais funda, com cerca de 3 metros de profundidade.

Para chegar até lá, você pode nadar cerca de 3 minutos ou ir em um barquinho que leva os turistas para passear na lagoa. A gruta esconde belezas naturais, mas para conhecê-la por dentro mesmo, só acompanhado por alguém da equipe local do balneário. Se for por conta própria, é indicado ir em carro que possua tração. 
Foto: Divulgação

Lagoa Azul de Pimenta Bueno

Que tal mais uma 'Lagoa Azul' amazônica? Localizada a 19 km de Pimenta Bueno e a 64 km de Cacoal, em Rondônia, esta lagoa é pequena, mas popular. Saindo de Pimenta Bueno no sentido de Rolim de Moura, o acesso a Lagoa Azul fica ao lado esquerdo da estrada e tem uma placa sinalizando a entrada. É apenas 1km de estrada de terra.

A estrutura do local conta com um deck de madeira, quiosques cobertos com mesas, bancos, churrasqueiras e banheiros. O local também é ideal para famílias com crianças pequenas, pois possui partes rasas. 

Foto: Reprodução/Instagram

Veja mais notícias sobre Turismo.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/