Manaus 30º • Nublado
Domingo, 26 Setembro 2021

Creme de avelã da Amazônia? Empresário de Manaus desenvolve pasta de tucumã

O tucumã é uma fruta da Amazônia que é utilizada como alimento e para tratar doenças uma série de doenças, pois é rica em ômega 3, além das vitaminas A, B1 e C. Em Manaus, o engenheiro de alimentos, Rafael Cintra, teve a ideia de otimizar o uso do fruto e desenvolveu a pasta de tucumã.

De acordo com Cintra, a ideia surgiu ainda na faculdade, quando ele e os colegas, Daniel Monteiro e Marcos Antônio, tiveram a disciplina 'Projetos e Planejamentos'. A partir disso, o trio desenvolveu um modelo de negócio que pudesse atender alguma necessidade da região.


Foto: Divulgação

"Pensamos em um alimento que é muito consumido pelo manauara, que é o tucumã. Então, pesquisamos por maneiras de deixá-lo mais prático, porque, geralmente, as pessoas utilizam as lascas do fruto para dar um sabor regional aos alimentos. Depois de alguns testes chegamos à pasta de tucumã", explicou o engenheiro.

Para divulgar o produto, Cintra e seus amigos criaram a marca "Muiraka Alimentos", que começou as atividades em 2019, porém, precisou entrar em hiato devido ao novo coronavírus. "Paramos por um tempo, mas retornamos em maio deste ano e faz, mais ou menos, dois meses que estamos vendendo o creme", contou Cintra.

Foto: Divulgação

O processo de produção do creme é feito de forma gradual, mas pensado para ser duradouro. Em primeiro lugar, a equipe de Cintra recebe um carregamento de tucumã descascado. Depois, o fruto passa por um processo de apuração, selagem, rotulagem e refrigeração.

Pães, tapiocas e torradas. O creme de tucumã combina com uma variedade de alimentos. A ideia é que o creme funcione como a manteiga do amazônida. Além das combinações básicas, o creme de tucumã já foi utilizado em pizzas, quiches, bolos e drinks. 

Cada pote de creme de tucumã custa R$ 25. O cliente pode pegar no ponto de retirada localizado na Rua Santa Viviana, 28 - Coroado.E, também, pedir pela modalidade delivery através do telefone (92) 99532-7701 (os moradores dos bairros Coroado e Ouro Verde não pagam frete).

Veja mais notícias sobre GastronomiaAmazonas.

Veja também:

 

Comentários: 1

Luiz Gonzaga Pinho Teixeira em Quinta, 29 Julho 2021 12:06

Quantos gramas o pote de 25,00?

Quantos gramas o pote de 25,00?
Visitante
Domingo, 26 Setembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/