Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Terça, 11 Agosto 2020

Festival de Ópera chega ao interior do Amazonas com atrações gratuitas, neste fim de semana

Festival de Ópera chega ao interior do Amazonas com atrações gratuitas, neste fim de semana

Com apresentações gratuitas nesta sexta-feira (17) e sábado (18), o projeto “Ópera Mirim” chega aos municípios de Santa Isabel do Rio Negro e Benjamin Constant. Integrando a programação do 22º Festival Amazonas de Ópera (FAO), o projeto consiste em um espetáculo de marionetes, apresentado pelo grupo Pequeno Teatro do Mundo e baseado em obras famosas do repertório operístico.

 

As apresentações serão realizadas no Ginásio Poliesportivo, em Santa Isabel, na sexta-feira (17), e na comunidade indígena Filadélfia, em Benjamin Constant, no sábado (18), ambas às 18h.

 

Formado pelos artistas Fábio Retti e Fabiana Vasconcelos, o grupo Pequeno Teatro do Mundo vai apresentar a obra “L’enfant et les Sortilèges” (“O Menino e os Sortilégios”), do compositor e pianista francês Maurice Ravel (1875-1937). Será a primeira vez do grupo no interior do Estado. Com 14 personagens manipulados, a obra traz enredo em torno de uma criança que enfrenta a revolta de bichos e objetos por sua preguiça diante dos deveres de casa.

Foto: Michael Dantas/SEC 

“Para nós é um momento muito rico esse de ir até as comunidades do interior. O projeto foi criado para isso, com o objetivo de acessar os lugares mais distantes e levar cultura e música para as pessoas. Estamos muito felizes com a oportunidade”, declara o artista Fábio Retti.

 

O Pequeno Teatro do Mundo é uma companhia de teatro de marionetes de fio, formada pelos artistas Fábio Retti e Fabiana Vasconcelos Barbosa, que resgata a tradição do teatro mambembe. Unindo sua expertise no teatro de animação à sua paixão pela ópera, encanta e diverte os espectadores, ao mesmo tempo em que promove uma experiência educativa e de iniciação artística, apresentando o universo da música erudita em uma linguagem popular.

O titular da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Eventos de Santa Isabel do Rio Negro, Bosco Souza, declarou que a participação do município na programação do FAO incentiva a formação de público e a formação cultural. “Somos um pequeno ponto no meio da floresta amazônica, mas existimos. Ter um espetáculo do Festival de Ópera foi uma grata surpresa para nós este ano, e pretendemos fortalecer esta parceria com a SEC para oferecermos mais projetos aos nossos cidadãos”, afirmou.

 

O secretário de Turismo de Benjamin Constant, Marcelo Bhacana, diz que a apresentação é inédita para a região do Alto Solimões e para o município. “Estamos bem felizes. Nunca tivemos um espetáculo de ópera nesta região, e poder levar isto para uma comunidade indígena é mostrar que podemos expandir as políticas culturais para os locais mais longínquos do Estado”.

O 22º FAO é uma realização do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), com patrocínio master do Bradesco, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cidadania e Secretaria Especial de Cultura. O evento, que começou no dia 26 de abril, segue com apresentações de ópera, recitais e concertos até 30 de maio.

 

Programação em Manaus

 

‘Mulheres da Ópera’ – Neste fim de semana, a programação do FAO também inclui a estreia do espetáculo “Mulheres da Ópera”, na sexta-feira (17/05), no Centro Cultural Palácio Rio Negro, situado na avenida Sete de Setembro, 1.546, Centro, às 16h. No sábado (18/05), às 19h, o espetáculo será exibido no Shopping Ponta Negra. Ambas as apresentações são gratuitas.

 

Em “Mulheres da Ópera”, as sopranos Carol Martins, Elane Monteiro, Mirian Abad e Raquel de Queiroz, e as mezzo-sopranos Kelly Fernandes e Yana Stravaganzzi, cantoras dos Corpos Artísticos do Estado, interpretam trechos de óperas que trazem personagens femininos emblemáticos, seja pela força, atitude ou pela beleza, em obras trágicas ou cômicas.

 

O espetáculo também será apresentado na Fundação Bradesco, no dia 22 de maio, às 9h30 e às 15h30; na Fundação Cecon, no dia 25, às 10h; e na Fundação Doutor Thomas, no dia 27, às 10h.

 

‘Tosca’ – Estreia do FAO no último sábado (11/05), a ópera “Tosca” volta a ser apresentada no Teatro Amazonas nesta sexta-feira (17/05), às 20h, e no domingo (19/05), às 19h.

 

Clássico do repertório operístico mundial, a obra de Giacomo Puccini narra a história da cantora Floria Tosca (Daniella Carvalho), que é apaixonada pelo pintor Mario (Fernando Portari) e sente ciúmes do amado, ao imaginar que ele tem uma amante. Na verdade, ele esconde Angelotti (Fred Oliveira), que está sendo procurado pela polícia. Até que o chefe de polícia Scarpia (Rodrigo Esteves), que deseja Tosca, prende Mario.

 

Em uma das cenas mais dramáticas, que inclui tortura e violência sexual, Scarpia promete salvar Mario da sentença de morte, em troca de uma noite com Tosca. Ela finge aceitar, mas o apunhala. A partir daí há uma sucessão de tragédias que prendem a atenção do público até o final do espetáculo.

 

Os ingressos para o FAO 2019 estão à venda na bilheteria do Teatro Amazonas e pelo site Bilheteria Digital (www.bilheteriadigital.com/teatroamazonas), com valores que vão de R$ 2,50 a R$ 60.

Veja mais notícias sobre Arte.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 11 Agosto 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/

No Internet Connection