Em Belém, Cláudio Barradas sobe ao palco do Theatro da Paz depois de 30 anos para interpretar o ‘Abraço’; confira o espetáculo

A 2ª Mostra de Teatro Nilza Maria segue até 1º de novembro, com espetáculos diários, transmitidos pelo canal da Secult no YouTube. Confira programação.

As cortinas do Theatro da Paz se abriram na noite do domingo (25) para receber, pela primeira vez, o espetáculo “Abraço”, do Grupo Cuíra, como parte da programação da 2ª Mostra de Teatro Nilza Maria. Sem plateia para evitar aglomerações, a encenação foi transmitida ao vivo pelo canal da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) no YouTube. Durante a apresentação, o grande homenageado da Mostra, Cláudio Barradas, que não subia ao palco do Da Paz há 30 anos, dividiu a cena com a consagrada atriz paraense, Zê Charone.

Espetáculo “Abraço”. (Foto:Mário Quadros/Secult_PA)

Com texto de Edyr Augusto Proença, a trama se desenvolve em torno das angústias de um senhor solitário e amargurado, interpretado por Barradas, que trava um diálogo sobre ausências e abandono com uma mulher desconhecida, vivida pela atriz Zê Charone, que aparece em sua casa no meio da noite. Na companhia de uma TV, um andador, livros, bebidas e antidepressivos, o idoso vai contando fatos do passado e mostrando seu profundo desgosto com o fim que a vida tomou, enquanto a visitante ouve atentamente seus desabafos e lhe oferece um abraço final.

Para a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, a programação marcou profundamente a história das artes cênicas no Pará.

“Foi um momento sublime! O desafio trazido pela pandemia nos subtraiu o aplauso, mas não nos roubou a emoção. A presença de Cláudio Barradas no palco do Theatro da Paz, ficará eternizada não somente na memória de quem partilhou esta experiência ao vivo, pelo YouTube, mas também no acesso a este conteúdo virtual, em qualquer tempo, de qualquer lugar do planeta. A força da dramaturgia de Edyr Augusto Proença neste “Abraço”, rito de passagem entre a vida e a morte, será, sem dúvida, um dos momentos mais marcantes da história – que esperamos longa e cada vez mais fortalecida – da Mostra Nilza Maria de Teatro”, declarou a secretária.

De acordo com o diretor de Artes Cênicas da Secult e organizador da Mostra, Adriano Barroso, o retorno do público que acompanhou pela internet foi o grande protagonista do espetáculo. “Foi emocionante, necessário e profundo. Tivemos muitos comentários na página, todos emocionados, além de ligações do Cacá Carvalho e de tantos outros atores e atrizes de fora do Estado, que fizeram ser ainda mais especial. Estamos extremamente felizes e gratos por este momento”, celebrou.

Programação

A 2ª Mostra de Teatro Nilza Maria iniciou no sábado, 24 de outubro, e segue até 1º de novembro, com espetáculos diários, transmitidos pelo canal da Secult no YouTube. Essa é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secult, em tributo a uma das mais importantes atrizes do Estado: Nilza Maria, que faleceu em maio deste ano.

Para fomentar as artes cênicas paraenses, o edital da Mostra contemplou 11 grupos teatrais, que apresentam seus espetáculos no Teatro Estação Gasômetro, Theatro da Paz e Teatro Waldemar Henrique e receberão cachê de R$ 5.500, uma novidade em relação ao ano anterior, quando o valor era de R$ 1.500 por projeto. Somente no Gasômetro foi permitida a entrada de plateia com até 100 pessoas.

Espetáculo “Abraço”. (Foto:Mário Quadros/Secult_PA)

Confira a programação dos próximos dias:

Esperando Godot – Troupe Vira Rumos
Data: 26 de outubro (segunda-feira), 20h
Local: Teatro Waldemar Henrique

Lúgubre – Cia Paraense de Potoqueiros
Data: 27 de outubro (terça-feira), 20h
Local: Teatro Waldemar Henrique

A vida, que sempre morre, que se perde em que se perca? – Grupo Gruta
Data: 28 de outubro (quarta-feira), 20h
Local: Teatro Waldemar Henrique

O Despejo – Cia. Thaetro
Data: 29 de outubro (quinta-feira), 20h
Local: Teatro Waldemar Henrique

Reprises – Palhaços Trovadores
Data: 30 de outubro (sexta-feira), 20h
Local: Theatro da Paz

Escola de Passarinhos – Cleber Cajun
Data: 31 de outubro (sábado), 10h
Local: Teatro Estação Gasômetro

Solos do Marajó – Usina
Data: 31 de outubro (sábado),20h
Local: Theatro da Paz

Rir é o melhor remédio – Notáveis Clowns
Data: 1º de novembro (domingo), 10h
Local: Teatro Estação Gasômetro

Pinóquio – In Bust – Homenagem ao ator Claudio Barradas
Data: 01 de novembro (domingo), 20h
Local: Teatro Waldemar Henrique.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

ANA aponta que o Brasil possui 241 barragens em situação de risco; veja quais estão na região norte

Das 296 barragens indicadas como prioritárias para gestão de segurança, 241 possuem risco alto ou médio de potencial dano humano.

Leia também

Publicidade