Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Terça, 24 Novembro 2020

O que é o teatro para quem faz teatro?

O que é o teatro para quem faz teatro?
Dar vida a outra 'pessoa', fazer rir - ou chorar -, emocionar. Tanto atores quanto artistas circenses tem como principal papel na vida proporcionar emoções no público. Em homenagem ao Dia Mundial do Teatro e do Circo, comemorado nesta segunda-feira (27) e a estes artistas que dedicam suas vidas aos palcos, o Portal Amazônia conversou com alguns atores e palhaços amazonenses que contam o que é o teatro para eles. Confira:MICHEL GUERREIRO
26 anos no teatro

"Teatro é um modo de vida, um trabalho, uma experimentação. É um meio de realização profissional e pessoal, uma profissão que se escolhe, almeja ser um artista de teatro. Como qualquer outra tem seus desafios e complexidades".
Foto: Michel Guerreiro/Cedida
Dica: "Minha dica é não desistir frente às dificuldades, que são muitas. Que quer quer seguir essa carreira entenda que é isso mesmo que necessita, precisa ou quer para sua vida. Não é fácil, mas se faz com empenho, dedicação e amor, é possível".

TACIANO SOARES
11 anos no teatro

"Há 11 anos eu tenho perdido os limites entre minha vida e o teatro. Desde que comecei a estudá-lo e depois trabalhado com ele, o processo criativo de uma obra teatral, a experiência do palco e o diálogo com tantas pessoas para quem já pude falar olhando nos olhos, transformaram e continuam a transformar a minha vida. O teatro me deu experiências inexplicáveis e me faz, todos os dias, olhar para o mundo com uma nova perspectiva".
Foto: Reprodução/Facebook-Ateliê 23
Dica: "Estude e muito! Antes de escolher se profissionalizar e ingressar no ensino superior, experimente cursos livres de teatro que a cidade possui. Somente quando tiver certeza, escolha a carreira acadêmica. O teatro precisa de mais que pessoas empolgadas, pessoas determinadas em investigar enquanto ciência".

WALLACE ABREU
10 anos no teatro

"Para mim o teatro é uma das principais e mais completas manifestações artísticas, pois em sua prática há a possibilidade de unir várias outras manifestações de arte, como a dança, música, literatura, artes plásticas etc. Dito isso, o teatro é também uma forma de expressão e inclusão social, ao lado do esporte, são as duas atividades inclusivas mais importantes no Brasil e no mundo. Pra fechar,  pra mim, de forma bem particular, teatro é uma forma de expressar inquietações enquanto artista e uma forma de poder fazer um mundo melhor,  proporcionando aos espectadores um momento de reflexão ou de diversão".
Foto: Tamiris Lima
Dica: "Acho que é muito importante primeiro ela buscar conhecer e assistir o que se produz no campo teatral na cidade, pra perceber que há diversas e diferentes formas de fazer teatro, pra que ela possa ver com qual dessas formas ela mais se identifica, e também buscar participar de cursos e oficinas na área. Hoje a cidade ainda não oferece tantas opções de cursos, mas já temos opções de cursos livres e profissionalizantes, que vão desde de cursos de curta duração até a graduação, hoje oferecida pela UEA".

SELMA BUSTAMANTE
40 anos no teatro

"O teatro, como acho que qualquer profissão escolhida com carinho, faz parte da minha vida. Parte integrante de meu passado, presente e futuro. Ele me fez fazer parte de Manaus e conhecer lugares e pessoas com uma troca que não seria possível de outra maneira".
Foto: Reprodução/Facebook-Selma Bustamante
Dica: "Pela realidade de Manaus acho que ainda existe o caminho dos grupos, e agora com a universidade. Mas acredito que quem quer trabalhar com teatro tem que antes viver uma experiência teatral antes de se dedicar a isso. É uma decisão profissional e é difícil tomar essa decisão sem conhecer. É uma profissão difícil pelo lado econômico, porque sobreviver só do teatro ainda é complicado".RICHARD HARTS
11 anos de teatro

"O teatro é militante. Pode ser político, para diversão, o que a gente tem vontade de fazer. Se quero falar o que me incomoda,  o teatro tem essa possibilidade e pode ser feito em qualquer lugar. Para mim qualquer pessoa poderia fazer teatro porque quando você começa se torna em uma pessoa mais sensível e consegue compreender os mais variados tipos de pessoas. Passamos por vários personagens, então a gente olha o mundo de outro jeito e se torna mais humano. A gente recebe a resposta imediata do público e é uma energia que eu gosto muito, uma sensação inenarrável".
Foto: Reprodução/Facebook-Richard Harts
Dica: "Na verdade, para quem quer fazer teatro, é preciso muita paciência. Tem gente que confunde teatro com televisão e não é isso. São linguagens diferentes. E a pessoa tem que se mostrar com mente aberta e ter vontade de fazer, porque não é fácil. É uma profissão que dependendo do desempenho é possível viver dela, mas tem que tratar com seriedade e é preciso disciplina".MATHEUS SABBÁ
11 anos no teatro"Eu faço teatro desde os 9 anos de idade, hoje tenho 20. Teatro pra mim é tudo, é do que entendo, do que gosto de falar e o que sei fazer, ele representa tudo pra mim e acho que hoje é importante que lutemos todos os dias pra que o teatro não morra pois com ele podemos fazer refletir e o ser humano precisa acima de tudo refletir sobre o mundo em que estamos vivendo e sobre as relações que estabelecemos". 
Foto:Reprodução/Arquivo Pessoal
Dica: "Estudar, estudar muito e fazer tudo com muito amor porque fácil não é e nunca vai ser".

Veja mais notícias sobre Arte.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 24 Novembro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/