Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Segunda, 10 Agosto 2020

Alunos da Uepa discutem Filosofia com base na série "Black Mirror"

Alunos da Uepa discutem Filosofia com base na série "Black Mirror"

Os defensores da revolução digital venderam com grande habilidade o sonho de bem-estar, praticidade e felicidade através da tecnologia, mas será que ela de fato está nos tornando mais felizes e conscientes? Debater estas e outras questões filosóficas com base em episódios da série Black Mirror é o objetivo da quarta edição da Maratona Solidária - Reflexos: Eu e Sociedade, promovida pelo Centro Acadêmico de Filosofia (Cafil) da Universidade do Estado do Pará (Uepa).


A programação será realizada de 2 a 4 de maio, de 9h às 17h, na sala de videoconferência do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa, com exibição de episódios, seguida de debates com alunos de filosofia. As inscrições podem ser feitas até o dia do evento, presencialmente ou através do formulário online, disponível aqui. A taxa de participação custa R$10 e toda a renda arrecadada no evento será revertida ao Centro Comunitário do Saré, no Distrito Industrial. 

Foto: Divulgação


Mistura de suspense, fantasia, horror e ficção científica, Black Mirror é uma série de TV criada por Charlie Brooker, em 2011, composta de narrativas que instigam por apresentar ao público os efeitos colaterais – nem sempre fictícios - do mundo tecnológico. O nome da série, traduzido como "Espelho Negro", é uma referência às telas frias de TVs, monitores ou smartphones como reflexos digitais de personalidades projetadas.


Entre os episódios selecionados para a IV Mostra Solidária, recebem destaque "Urso Branco", "Black Museum", "Crocodilo" e "Queda Livre", que abordam temas como a espetacularização do sofrimento, a relação entre verdade material e realidade, além da relação entre dinâmicas de controle social e manutenção de aparências.


Para o aluno de filosofia da Uepa, Vinícius Monteiro, um dos organizadores do evento, o objetivo da maratona é aproximar a comunidade externa da universidade. “É possível falar sobre filosofia com assuntos diversos, dos quais poucas vezes nos atentamos. O objetivo do evento é desenvolver debates em torno da filosofia com um olhar mais próximo da realidade das pessoas, a fim de que a academia apresente ao público um aprendizado mais tácito e reflexões pertinentes em nossos tempos”, afirma. 


Cinema e solidariedade

A maratona solidária é projeto social promovido pelo Cafil, que tem a sétima arte como ferramenta de análise humanística, além de ter a solidariedade como um dos focos principais da ação. Em sua 4ª edição, a maratona repassará os recursos arrecadados na inscrição para a comunidade Saré, no Distrito Industrial. 


No fim do mês de maio, os alunos do Centro Acadêmico de Filosofia realizarão uma atividade lúdica e cultural na comunidade, quando o valor arrecadado será revertido em material escolar e lanches para as crianças participantes da ação. “Tive contato com as pessoas e a carência da comunidade através da minha mãe, que trabalha no Saré. A realidade é bem complicada, eles quase não têm infraestrutura e opções de atividades culturais ou de lazer, o que potencializa situações de risco social”, explica Renzo Mascote de Andrade, integrante do Cafil e responsável pela escolha da comunidade.




Veja a programação completa:


02 de maio



8h30: Credenciamento

Local: Sala de videoconferência


9h00 - 12h

Episódio: Urso Branco || Tema do debate: Espetacularização do Sofrimento.

Mediador: Vinícius Monte - 5° semestre de filosofia -  Uepa  


14hrs - 17hrs

Episódio:   Black Museum ||  Tema do debate:   Da Justiça.

Mediadora: Luana Guedes - 3° semestre de filosofia  Uepa  


03 de maio





9hrs - 12hrs

Episódio:  USS Callister ||  Tema do debate:   Existência e Validação

Mediador: Renzo Mascote - 5° semestre de filosofia -  Uepa  


14hrs - 17hrs

Episódio:  Queda Livre ||  Tema do debate:   Controle e Aparências.

Mediador: Matheus Hatherly - 1° semestre de filosofia -  Uepa  


04 de maio



9hrs - 12hrs

Episódio: Crocodilo ||  Tema do debate:   Verdade Material vs Realidade.

Mediadora: Gabrielle Pontes - 3° semestre de filosofia -  Uepa  


14hrs - 17hrs

Episódio:  Arkangel ||  Tema do debate:   O disfarce

Mediadora: Eloísa Camarão - 3° semestre de filosofia – Uepa

Veja mais notícias sobre Agenda.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 10 Agosto 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/

No Internet Connection