Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Quarta, 25 Novembro 2020

Eleições 2020: confira as capitais da Amazônia que vão decidir prefeitos no 2º turno

urna-eletronica-ts_20201116-115500_1
Na Amazônia Brasileira, das nove capitais, apenas Palmas, no Tocantins teve a atual prefeita, Cinthia Ribeiro (PSDB), reeleita. A capital é a única do país com menos de 200 mil eleitores – e, portanto, não poderia ter segundo turno.

Digite seu texto aqui...

O segundo turno das eleições será no dia 29 de novembro de 2020. (Foto:Divulgação/TSE)

Nas demais capitais, os resultados dos nomes que ocuparão as prefeituras ficará para o segundo turno das Eleições 2020, que será realizado no dia 29 de novembro. À exceção está em Macapá (AP), que não teve votação em função da onda de violências e protestos advindos da falta de energia que já dura mais de 15 dias.

Manaus a capital do Amazonas terá segundo turno entre Amazonino Mendes do Podemos e David Almeida, do Avante.

O atual prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), e Cristiane Lopes (PP), vão disputar o segundo turno para prefeito da capital de Rondônia.

Em Rio Branco, Tião Bocalom (PP) enfrenta a atual prefeita da capital acreana, Socorro Neri (PSB).

Os candidatos Arthur Henrique (MDB) e Ottaci (Solidariedade) também estão no segundo turno das eleições pela prefeitura de Boa Vista, Roraima.

O novo prefeito da cidade de Belém, capital do Pará, também será definido no dia 29, entre Edmilson Rodrigues (PSOL) e Delegado Federal Eguchi (Patriota).

Os eleitores também voltam às urnas em Cuiabá, no Mato Grosso, para decidir entre Abílio (Podemos) e Emanuel Pinheiro (MDB).

Em São Luís, no Maranhão, se enfrentam Eduardo Braide (Podemos) e Duarte Júnior (Republicanos) no 2º turno.


Sobre o segundo turno


Pela Constituição Federal (inciso II do artigo 29), deve haver eleição em segundo turno para prefeito quando nenhum dos candidatos consegue, no primeiro turno, mais da metade dos votos válidos, ou seja, dos votos dados exclusivamente aos que disputam o cargo. Se essa situação ocorrer, disputarão o segundo turno os dois candidatos a prefeito mais votados no primeiro turno.

Veja mais notícias sobre Amazônia que eu queroCidadesNotícias.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 25 Novembro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/