Carauari
A palavra Carauari, é originária da língua geral ou nheengatu. A palavra é composta por "Cará" variedade de tubérculo comestível; e "Uari", verbo cair, que entra na formação da palavra como oxítono Uari, Cará-Uári ou Cará-Uari "cará" que cai. Carauari, assim vem a ser uma variedade de trepadeira que produz tubérculos nos ramos, onde se desenvolvem, amadurecem e depois caem. Esses tubérculos são muito conhecidos pelo nome "Cará do Céu". A polpa do cará do céu é de sabor adocicado, dando à mastigação uma impressão de uma substancia arenosa.
No ano de 1910, é criado o termo jurídico com a denominação de xibauá. Um ano depois, é desmembrada do município de Tefé, uma parte de seu território, criando um novo município que tem como sede o povoado de Xauá. Elevado à condição de vila no ano de 1912, sua sede é transferida para Carauari. Em seguida, o município passa a chamar-se Carauari. Em 1928 é criada a Comarca de Carauari e, em 1938, dez anos depois, a lei estadual nº 311 dá a Carauari foros de cidade.
No período de 1977 a 1988, Carauari foi submetida aos impactos de uma expressiva migração interna e externa, resultante das atividades de prospecção de gás e petróleo realizadas pela Petrobras, quando houve descoberta de algumas jazidas de gás Natural porém com características sub-comerciais.Onze anos depois, em fevereiro de 1988, ocorre a desativação das atividades da empresa no Município.
Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZC.
Comentários: