Manaus 30º • Nublado
Sexta, 03 Dezembro 2021

Barreirinha

Barreirinha3_00108065_1
Foto: Reprodução

A cidade de Barreirinha surgiu em meados de 1830, oriunda de um povoado, núcleo por sua vez, da Missão do Andirá, criada em 1848 pelo capuchinho (religioso da ordem de São Francisco) Pedro de Cariana.

Até então, era jurisdicionada pela Província do Pará, que exercia também jurisdição sobre a comarca do Alto Amazonas.

Em 1851, chega ao local o jesuíta Manuel Justino de Seixas, que constrói uma capela sob a invocação de Nossa Senhora do Bom Socorro.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído de 5 distritos: Barreirinha, Ariaú, Cametá, Freguesia do Andirá e Pedras.

A cidade de Barreirinha, distante de Manaus a 314 km, ganhou notoriedade por meio de seu filho ilustre, o poeta Thiago de Mello, que foi preso durante a ditadura e exilado no Chile. O município destaca-se pela produção agropecuárias e pela agricultura. Os balneários são boas opções para se fazer o turismo em Barreirinha, banhada pelo rio Andirá, de águas esverdeadas que banham as lindas praias de areia alva, durante a vazante.

Destaca-se no plantio de mandioca, vindo a seguir abacaxi, arroz, batata-doce, cana-de-açúcar, feijão, fumo, juta, malva, melancia, melão e tomate, além das culturas permanentes como abacate, cacau, dentre outras.


Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZB.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Dezembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/